Na manhã da última segunda-feira (09), o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Lukas Paiva, e os vereadores Gil Gomes, Makrisi Angeli, Luiz Carlos ‘Escuta’, Juarez Barbosa, Paulo ‘Meio Kilo’ e Jerbson Moraes, participaram da cerimônia de assinatura da duplicação da BR 145, que liga Ilhéus a Itabuna. O evento aconteceu em Itabuna e contou com a presença de várias autoridades da política regional.

Importante rota para a economia da região, integrada ao porto de Malhado, em Ilhéus, a rodovia é por onde a produção do sul é levada para exportação, além de estar na rota do turismo baiano, na Costa do Cacau. Serão investidos cerca de R$ 105 milhões para a execução do projeto já autorizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que vai duplicar a rodovia pela margem direita do Rio Cachoeira.

O governador Rui Costa destacou a série de investimentos realizados na região Sul da Bahia pelo Governo do Estado. “Essa obra se soma à realização de sonhos de décadas, como o Hospital Regional da Costa do Cacau que vamos inaugurar agora em novembro, temos a nova ponte Ilhéus-Pontal que entregaremos no primeiro semestre do ano que vem, a Barragem do Rio Colônia, que vai regularizar a vazão do rio e garantir o abastecimento de água da região, portanto, nós temos muito orgulho e satisfação de realizar estas e outras obras com os municípios”, afirmou.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, considera que a duplicação da BR-415 vai levar muitos benefícios para a região. “Nós estamos extremamente felizes de fazer com que a região se desenvolva. A duplicação dessa estrada é um sonho antigo que vai trazer geração de emprego e renda, acessibilidade, fortalecimento do turismo, coisas importantes que vão chegar com esse momento histórico.”

O vice-presidente da Câmara de Ilhéus, Gil Gomes afirmou que “Essa obra é muito importante para o desenvolvimento do sul da Bahia, ainda mais se tratando de Ilhéus e Itabuna, duas grandes cidades. A região precisa avançar,  crescer e é por meio de obras assim que o desenvolvimento chega ao sul da Bahia“. “Estamos pensando na criação da região metropolitana, tão importante quanto essa obra da duplicação da Jorge Amado da BR 415, eu estou muito feliz com o anúncio dessa obra que vai contribuir com desenvolvimento econômico e turístico da região“, informou Gil.

PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA

1-      PROJETO DE LEI N° 013/2017 Torna obrigatória a inclusão de noções sobre a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, na disciplina de História ministrada nas escolas do município de Ilhéus. AUTOR: Juarez Almeida Barbosa.

2-      PROJETO DE LEI N° 015/2017 Institui a frente parlamentar em defesa da Capoeira no município de Ilhéus, Estado da Bahia. AUTOR: Ivo Evangelista dos Santos.

3-      PROJETO DE LEI N° 061/2017 Determina a afixação de placas de identificação em terrenos baldios existentes no município de Ilhéus. AUTOR: Paulo Santos da Anunciação.

4-      PROJETO DE LEI N° 065/2017 Dispõe sobre a instituição das Medalhas Altamiro Viana – José Tiro Seco e Medalha Jornalista Otávio Moura, com vistas a homenagearem radialistas e jornalistas no âmbito do município de Ilhéus. AUTOR: Aldemir Santos Almeida e outros edis.