Programada para manter atividades voltadas ao esporte durante o período em que a chama olímpica pernoitou em Ilhéus, da noite de sábado, 21, para domingo, 22, a Virada Esportiva, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Esportes (Setur), promoveu partidas de basquete 3×3 e sessões de corrida durante toda a noite, na Avenida Soares Lopes. A participação dos atletas ocorreu de forma voluntária, sem a cobrança de taxa.

Iniciada logo após o fim da celebração de acendimento da pira olímpica, na Praça Dom Eduardo (proximidades da Catedral de São Sebastião), de acordo com o titular da Setur, Josenaldo Cerqueira, a virada esportiva reuniu mais de cem atletas do município e de cidades como Itabuna, Vitória da Conquista, Itajuípe, Uruçuca e Eunápolis.

Na quadra localizada nas imediações da Praça Castro Alves, 12 times disputaram o torneio de basquete 3×3, modalidade que conta com 4 atletas (três na linha e um técnico) e é jogada com meia quadra e um cesto. De acordo com o diretor de Esportes da Setur, Gustavo Bressan, essa modalidade vem ganhando espaço em Ilhéus desde a primeira competição, realizada pela Setur em 2015. Devido à chuva que caiu na madrugada, as partidas finais serão remarcadas.

Já na Avenida Soares Lopes, cerca de 60 atletas correram trajetos de uma hora e meia, se revezando. A ação foi iniciada com corredores do distrito de Serra Grande e contou com a supervisão do condutor da tocha e árbitro das Olimpíadas, Alberto Kruschewsky. As corridas foram encerradas às 8h, momento aproximado em que o símbolo olímpico deixou Ilhéus.

“A ideia definida pela organização do evento era manter a cidade em atividade para que a chama olímpica continuasse a ser homenageada com a prática esportiva e conseguimos cumprir essa meta”, destacou Kruschewsky. Durante toda a virada, a Setur disponibilizou frutas e água aos atletas e homens da Polícia Militar e da Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran) realizaram a segurança e o controle do tráfego de veículos nas proximidades.