Em atendimento à solicitação feita em março, pelo vereador Fabrício Nascimento, o Governo do Estado, através Secretaria de Segurança Pública informou que Ilhéus terá um sistema de comunicação operacional que facilitará a distribuição das informações nas centrais da Polícia Militar nas cidades da região cacaueira.

O Sistema Digital Tetra, é um sistema de rádio troncalizado, ou seja, usa infraestrutura para conectar a vários pontos e bases de rádios, formando assim redes maiores, que em alguns casos cobrem países inteiros. É um sistema de rádio digital utilizado especialmente por agências governamentais de segurança pública (Polícias, Bombeiros e Ambulâncias) e serviços de emergência. O sistema entrará em vigor a partir do próximo dia 30.

É utilizado para garantir que as comunicações sejam seguras, sem possibilidades de escutas não autorizadas; sejam completadas (por exemplo, em casos de emergências) e que possibilitem comunicações entre diferentes organizações em eventos especiais ou emergências.

A proposta do vereador Fabrício Nascimento era que a Central 190 retornasse para Ilhéus. Atualmente, essa central está localizada em Itabuna. Quando um morador de Ilhéus precisa fazer uma denúncia ou um chamado, a ligação é recebida em Itabuna e repassada para uma das unidades de Ilhéus para que as equipes possam seguir para os locais indicados. A central é responsável por atender inúmeras cidades da região como Itacaré, Una, Canavieiras, Ilhéus e Itabuna, o que acaba acarretando num longo tempo de espera.

Segundo o vereador, “Ilhéus é um município com cerca de 184 mil habitantes, e possui acontecimentos constantes,  a demora no atendimento faz com que muitos casos não sejam solucionados, o que prejudica a população. Com o implantação desse novo sistema, a população poderá  ser atendida de forma mais rápida, tornando mais eficaz a resolução dos casos e ocorrências.