Dando continuidade ao processo para implantação do projeto Recicla Ilhéus, a equipe técnica da Prefeitura e as lideranças dos catadores de materiais recicláveis do antigo Lixão do Itariri e da COOLIMPA realizaram visita técnica à sede de cooperativas nas cidades de Itabuna e Jequié para conhecer a realidade vivida no dia a dia pelos empreendimentos econômicos solidários. As visitas ocorreram nos dias 4 e 5 de setembro.

Conforme André Dantas, responsável por promover a capacitação técnica, o grupo conferiu o serviço desenvolvido pela Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis de Itabuna (AACRI) e pela Cooperativa de Catadores Recicla Jequié (COOPERJE).

visita; cooperativas; recicla ilhéus

“Eles puderam ver de perto uma realidade completamente transformada e compartilhar experiências acerca do trabalho de coleta seletiva, de forma organizada e com a inclusão socioprodutiva dos catadores”, explicou.

Sobre a COOPERJE, Dantas frisou que a unidade atua há 18 anos na cidade e dispõe de equipamentos como triturador de papel, empilhadeira e prensas, além de refeitórios e escola estruturada para alfabetizar os catadores e os seus filhos.

visita; cooperativas; recicla ilhéus

“O processo de aprendizado continua. A partir do dia 20 de setembro, a Prefeitura de Ilhéus pretende realizar um seminário de capacitação com todos os catadores. A atividade será dividida em duas etapas e visa à formação desses profissionais, a fim de que possam fazer a transição do trabalho individual desorganizado para um trabalho coletivo ordenado, ofertando definitivamente o serviço de coleta seletiva à população ilheense”, completou André Dantas.

A proposta do Município é adequar os moldes já utilizados em outras unidades à realidade local para promover uma reestruturação no sistema. Por meio desse intercâmbio, será possível garantir mais eficácia no trabalho, bem como adotar medidas com foco na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

visita; cooperativas; recicla ilhéus

por Sucom