O mutirão promovido pela ONG Enaultinho Rocha garantiu o cadastramento de 186 novos doadores de medula óssea, no último sábado (1º). O evento aconteceu na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar e contou contou com o apoio da instituição policial e da Prefeitura de Ilhéus. O prefeito Mário Alexandre, acompanhado do secretário de Saúde do município, Geraldo Magela prestigiou o mutirão e destacou a importância da iniciativa.

Para o prefeito, é preciso obter conhecimento quanto ao método de transplante em detrimento de outras vidas. “Esta é uma ação para salvar vidas. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, busca fortalecer, através de parceiras, o estímulo e a conscientização para a necessidade e importância de ser um doador”, ressaltou.

O medo do transplante e a falta de informação são os maiores obstáculos para quem está lutando pela vida. Este foi o motivo que provocou a criação da Ong que leva o nome do filho de Enault Freitas da Rocha, Enault Figueiredo da Rocha, ou Enaultinho, que perdeu a vida na luta contra uma leucemia linfobiástica aguda, no ano de 2014, aos 36 anos de idade. Ele foi acometido pela doença em 2012.

Enault Freitas faz um apelo. “Pensem no amanhã, quem poderá prever o dia seguinte? Cadastre-se! É retirado apenas, 5 mililitros de sangue que pode significar a esperança de vida para alguém”.

Medula Óssea –  É a matriz do sangue e localiza-se na parte interna dos ossos, que pode salvar vidas de pessoas que apresentam problemas em suas células sanguíneas e no sistema imunológico. Para a doação, não há necessidade de internação nem de anestesia, sendo todos os procedimentos feitos pela veia. A medula óssea se recompõe em apenas 15 dias.