A Câmara Municipal de Ilhéus promulgou há um ano, após veto do Prefeito, não acatado pelos vereadores, a Lei nº 3.710/14 que torna obrigatória a instalação de câmera de monitoramento de segurança nas vias públicas no âmbito do Município de Ilhéus.

A instalação das câmeras de vídeo monitoramento considerará proporcionalmente o número/fluxo de movimentação de transeuntes, especialmente no centro da cidade, próximo a casas comerciais, colégios e espaços de área de laser. Bem como analisada as suas características geográficas e dimensões, respeitando as normas técnicas exigidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

As Ruas e Avenidas onde forem constatados os mais altos índices de violência e que são propensos a variados tipos de delinquência, terão prioridade na implantação do equipamento.

Todo o trabalho de estudo, implantação, deve envolver especialistas na área de segurança pública, coletivamente em parcerias com as Policia Militar, Civil, Guarda Civil Municipal, Associações, Clubes de serviços e Conselho Municipal de Segurança.

O autor do Projeto é o vereador Cosme Araújo (PDT), considerado o melhor propositor do legislativo ilheense.