Projeto de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara de Ilhéus, Luiz Carlos Escuta (PP) agora é lei. A lei nº 3.772, de 18 de dezembro de 2015 sancionada pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro institui o Dia da Consciência e Atenção aos Portadores do Lúpus no Calendário Oficial de Eventos de Ilhéus. A propositura  estabelece a data de 10 de maio para as atividades de conscientização e ações concretas no município.

Resultado de imagem para lupus

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória crônica de causa desconhecida em que há uma participação do sistema imunológico com a formação de autoanticorpos, que podem “agredir” o organismo através de inflamação de múltiplos órgãos e sistemas. É frequente em mulheres na época do período fértil, que compreende teoricamente da primeira até a última menstruação. Nos períodos da pré e pós menopausa as incidências entre homens e mulheres tendem a se aproximar.

Resultado de imagem para lupus logomarca, doernça

Embora não se conheça a causa, fatores genéticos, hormonais (estrógenos), ambientais (luz solar, medicamentos, infecções) estão associados ao desenvolvimento da doença. O peso de cada um desses fatores difere de paciente para paciente. Destacam-se nos fatores desencadeantes a irradiação ultravioleta (solar e, em menor intensidade, das luzes brancas artificiais). Alguns pacientes podem apresentar um quadro de lúpus induzido por medicamentos (hidralazina, isoniazida, sulfas, e outros menos comuns); é o chamado lúpus induzido por drogas.

Resultado de imagem para escuta v ereador

Luiz Carlos Escuta, vereador de qualidade!

“O projeto que apresentamos tem como objetivo estabelecer uma data, visando mobilizar o poder público, e conscientizar a sociedade da existência da doença e as formas de prevenção e possíveis tratamentos”, pontua Escuta.

 

Fonte: www.jornaldoradialista.com.br