O Palácio do Planalto teme que um possível foco da Operação Lava Jato no presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ampliará o clima de instabilidade no Congresso. O temor, de acordo com o colunista Gerson Camarotti, do Blog do Camarotti, é de que isso crie um clima de incerteza no momento em que será preciso aprovar medidas apresentadas pela equipe econômica, muitas delas por emenda à Constituição.

Segundo auxiliares do presidente em exercício Michel Temer (PMDB), as gravações reveladas pelo jornal “Folha de S.Paulo” nesta quarta-feira (25) nas quais Renan defende a mudança na lei das delações premiadas não mostram qualquer tentativa de interferência do peemedebista no rumo da Lava Jato. Mas a preocupação é que acabem surgindo novas citações colocando o presidente do Senado no centro de futuras operações da Lava Jato.

De acordo com o colunista, um auxiliar de Temer chegou a comemorar o resultado na votação nesta madrugada da revisão da meta fiscal. “Mas temos muitos desafios à frente. Portanto é preciso ter um ambiente de mais tranquilidade no Congresso”, reconheceu esse auxiliar.