“Quanto melhor o seu repertório de inovação no presente, melhor você antecipa as inovações dos futuros”, com essa frase de impacto, Tiago Mattos apresentou ao público um mundo que está por vir. O palestrante, convidado especial para a cerimônia de abertura oficial da Semana de Inovação de Ilhéus, na noite da última segunda-feira (21), trouxe novas perspectivas de mercado, baseadas em iniciativas inovadoras.

Professor, futurista, cofundador da Perestroika e da Sputnik, Tiago Mattos ilustrou na prática como atitudes inovadoras podem mudar a nossa realidade. Ele apresentou à plateia algumas iniciativas que visam melhorar a experiência de compras e otimização de espaços, tempo e equipe.  Além de Mattos, houve uma abertura formal, com a presença de autoridades municipais e dos governos estadual e federal.

semana de inovação

Representando o prefeito Mário Alexandre, que não pôde comparecer ao evento por motivos de saúde do seu pai, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcos Flávio Rhem, falou sobre o potencial de Ilhéus. “O nosso município tem tudo para se tornar um boost de tecnologia. Faz parte do projeto de governo trabalhar por uma cidade mais conectada, usando essa força que temos em nosso povo para transformar as realidades por meio de uma visão inovadora”.

Além de Marcos Flávio, tomaram assento na mesa de honra as seguintes autoridades:  André Joazeiro, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), representando o governador Jerônimo Rodrigues; Hamilton Mendes, diretor de Incentivos às Tecnologias Digitais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Alessandro Fernandes, reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); Ruben Delgado, presidente da Softex e Silvio Comin, presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Eletrônicos e Similares de Ilhéus e Itabuna (Sinec).

semana de inovação

Os convidados destacaram a importância de incentivar e fomentar iniciativas focadas em inovação e tecnologia e principalmente, transformar essas discussões em políticas públicas, como afirmou o secretário André Joazeiro. “Não é suficiente desenvolver tecnologias, é necessário democratizá-las”.

Na ocasião, Claudiana Figueiredo, coordenadora regional do Sebrae, lembrou o icônico discurso de Martin Luther King Jr., iniciando a sua fala parafraseando-o.

semana de inovação

“Eu tenho um sonho e a Semana de Inovação de Ilhéus começou assim, de um grande sonho, sonho de alguns malucos que desejavam mostrar a pujança, a força de Ilhéus como grande produtor de inovação e tecnologia para todo o Brasil. O que começou como um sonho, hoje é um evento que reúne mais de 250 atividades paralelas, acontecendo em uma grande reunião, com a força da energia da transformação que vem da inovação necessária para mudar essa realidade que a gente vive”.

A Semana de Inovação segue até o próximo sábado, 26 de agosto, dividida em cinco arenas. A programação inclui ainda palestras, minicursos, workshops, seminários, oficinas, atividades com metaverso, oportunidades de investimentos, entre outros.

O evento conta com o apoio do Governo da Bahia, através das Secretarias de Ciência Tecnologia e Inovação e de Turismo, do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Sistema FIEB, Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia, OAB Bahia, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi) e Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Ilhéus (INETI).

semana de inovação

por Sucom