No dia de hoje, 15, é comemorado no Brasil o Dia da Escola, uma data que reforça a importância dessa instituição educacional na formação de indivíduos e no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, democrática e evoluída. A data faz referência à primeira escola criada no país, fundada na cidade de Salvador em 1549 pelos jesuítas, e destaca a relevância do ambiente escolar na transmissão de conhecimento, na socialização e na construção da cidadania.
“A educação escolar tem evoluído ao longo dos séculos. Se na Antiguidade grega as escolas eram destinadas à formação de governantes, e na Idade Média o conhecimento era restrito aos mosteiros; hoje a escola assume um papel central na preparação dos cidadãos para um mundo dinâmico, tecnológico e globalizado. Com o avanço das tecnologias, metodologias inovadoras passaram a integrar os currículos, enquanto a função do professor se ressignificou, indo além da transmissão de informações para atuar como facilitador do aprendizado”, Ana Claudia Favano.
César Porto, Presidente da Câmara de Ilhéus, ratifica as palavras da Professora Ana Favano, quando afirma que a escola tem papel fundamental na promoção da formação ética, moral e social dos estudantes. “O ambiente escolar é o espaço onde a convivência, o respeito à diversidade e os valores fundamentais são trabalhados no dia a dia”.
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.