Neste 1º de maio de 2021, que todas as bênçãos recaiam sobre o trabalhador que, sem distinção de categoria, raça, credo ou poder aquisitivo, sempre almeja o melhor e é a máquina propulsora de toda Nação.

A luta diária do trabalhador tem que ser reverenciada neste dia. Afinal, o trabalho dignifica o ser humano e é, através do trabalho, que se busca e consegue alcançar conquistas não apenas no campo material, mas intelectual e espiritual.

Desde 1886, que se tem notícias sobre a luta incansável do trabalhador. Vale recordar que a alusão a esta data começou na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos), quando milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, incluindo-se a desumana carga de trabalho de treze horas de labuta por dia. Até os dias de hoje, muitas conquistas aconteceram. Mas ainda há muito a se conquistar. A perspectiva de vida mudou e a projeção de vida útil para o trabalho, também.

Portanto, é através do trabalho que se obtém o alento, a satisfação e a incansável luta pela igualdade social. A superação de obstáculos enaltece o trabalhador e as suas conquistas são exaltadas entre familiares, amigos, municípios, estados e países.

Neste dia, mesmo convivendo com esta pandemia, mesmo com a incerteza, o trabalhador merece a nossa saudação e o nosso reconhecimento.

Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras, em especial do município de Ilhéus,

LUIZ CARLOS ESCUTA.