Por: Luciano Píupa Amaral

Dos nove brasileiros, Gabriel Medina foi o único que chegou até a final do Billabong Pro Tahiti, sétima etapa do mundial que rolou em Teahupoo no último domingo, 13.

Foram nove confrontos. Um contra o conterrâneo Caio Ibelli, dois contra o americano Kalohe Andino e seis contra os australianos.

No primeiro round, Medina levou a melhor contra Stuart Kennedy (AUS) e Caio Ibelli (BRA), e avançou direto para o round três e venceu Bede Durbidge (AUS).

Na sequência, Gabriel Medina chegou até perder para Kalohe Andino (EUA) e Matt Wikinson (AUS), devido uma interferência, mas no quinto round durante a repescagem se deu bem contra Connor O’ Leary (AUS).

Nas quartas de final, Medina vence Own Wright (AUS) restando apenas Kalohe Andino (EUA) para garanti a última vaga da final.

Gabriel Medina que havia perdido para o americano Kalohe Andino no quarto round se da bem  e avança para o último confronto contra o australiano Julian Wilson.

Na grande final o mar melhorou, as ondas apareceram e já nos primeiros minutos de bateria Medina e Julian quase se estranham numa disputa de remada.

Gabriel manteve o ritmo e entre belos tubos, excelentes rasgadas e batidas na parte crítica das ondas, arrancou 9.20 e 8.67 dos juízes.

Mas nos minutos finas o australiano que já tinha 9,23 pegou a primeira onda da serie e conseguiu 9,73 na segunda onda e virou a bateria no placar geral de 18.96 contra 17.87 do brasileiro e consagra-se campeão em Teahupoo.

Julian Wilson já venceu Medina em Portugal/2012, no Havaí/2014. Na próxima etapa façam suas apostas, porque o show de surf já está garantido.

Aloha!