O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), recebeu na última terça-feira, dia 5, a visita técnica da enfermeira Ariane Salles e da fisioterapeuta Ana Mirella Molinas do Hospital Coração de São Paulo (HCOR).

As profissionais integram o Programa de Telemedicina em UTI que está acontecendo no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade hospitalar, desde outubro do ano passado na unidade hospitalar.

De acordo com Ariane, o objetivo da visita foi conhecer mais de perto os processos que estão sendo feitos, a exemplo da análise de dados, a instituição de protocolos e todo o trabalho realizado pela equipe do Hospital de Base, a partir da inserção do Projeto.

“A equipe é bem engajada. A gente ensina como analisar e avaliar os indicadores para que ela continue caminhando por conta própria. A ideia é deixar um legado de cultura para todos”, declarou.

A fisioterapeuta Ana, em visita ao hospital pela primeira vez, se surpreendeu com o trabalho da equipe.

“Achei muito interessante que o CTI tem a quantidade ideal de fisioterapeutas por leito, algo que não vemos em outros hospitais sempre. Na vivência durante os tele-rounds, os fisioterapeutas têm as informações que a gente precisa, eles sabem falar sobre os pacientes”, relatou.

Ana também deu destaque ao serviço feito na unidade. “Os pacientes estão bem assistidos. Fiquei muito feliz em conhecer o Serviço de Fisioterapia do Hospital de Base”, completou.

O programa de Telemedicina visa a qualificação do cuidado e a redução de riscos para os pacientes internados e consiste em tele-rounds (visitas online) que acontecem de segunda a sexta, entre 15h às 16h. Durante o período, os colaboradores do HBLEM conversam com a equipe do HCOR sobre casos clínicos de pacientes do CTI.

O TeleUTI é um projeto do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.

A iniciativa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCOR, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.