De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a cidade de Itabuna fechou o semestre com um saldo positivo de empregos (444 novos postos de trabalho), distribuídos nos setores de Serviços (15), Construção Civil (43), Indústria (202) e Comércio (217). A expectativa, segundo o presidente da ACI, Mauro Ribeiro, é que a cidade consiga recuperar mais 900 postos de trabalho no segundo semestre, recuperando assim os (- 1.319) perdidos no ano passado.

Os dados demonstram a retomada econômica de forma sólida, onde todos os setores, com exceção da Agropecuária (- 33), tiveram um aumento do número de vagas de trabalho, com o avanço dos serviços, o crescimento importante da construção civil e a retomada da indústria e do comércio na cidade.

“Isso nos dá um horizonte muito positivo. E, a expectativa é que esse crescimento tenha a retomada ainda mais forte com o avanço da vacina. Esperamos ter o segundo semestre com uma recuperação muito forte e os empregos que perdemos no ano passado, que possam ser recuperados já nesse ano”, avaliou Mauro.

Já os dados da Junta Comercial do Estado da Bahia – Juceb, foram registrados em Itabuna de janeiro a junho deste ano, 325 aberturas de empresas, extinção de 24, gerando um saldo positivo de 301 novos CNPJs. A constituição de novos negócios fortalece ainda mais a economia através da geração de emprego e renda.