A cúpula estadual do PP aposta que, mesmo diante do apelo da máquina do governo Rui Costa (PT), a maioria dos 92 prefeitos do partido na Bahia irá apoiar o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) na disputa para o Palácio de Ondina. E mais: a maior parte pedirá voto para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na briga pelo Planalto, mesmo a legenda integrando nacionalmente a base do presidente Jair Bolsonaro (PL), postulante à reeleição. A avaliação foi feita pelo secretário-geral do PP baiano, Jabes Ribeiro.

“Eu mesmo vou votar em Lula. Não posso votar em um presidente que não respeita a democracia, que ataca as urnas eletrônicas. Não posso votar em um presidente que colocou novamente o Brasil no mapa da fome mundial”, disse Ribeiro. “Acredito que os prefeitos do PP, em sua maioria, farão a mesma coisa, até porque uma terceira via não se viabilizou. É o meu sentimento. Vai haver a casadinha entre Neto e Lula entre os prefeitos e entre os eleitores, como demonstram algumas pesquisas”, acrescentou.

Ele afirmou que o comando nacional da legenda sempre deu total autonomia ao PP baiano. “Isso está comprovado. Éramos até pouco tempo aliados do PT, mesmo o partido estando com Bolsonaro. Quando o PP indicou, em 2014, a então senadora Ana Amélia para a vice do hoje deputado Aécio Neves (PSDB-MG) na disputa presidencial, o partido na Bahia ficou com Dilma Rousseff (PT). Dessa forma, nada impede que quem deseja votar em Lula o faça”.

Questionado qual seria a posição dos deputados federais do PP baiano, que integram a base governista na Câmara, Jabes Ribeiro afirmou que cada um deve falar por si. “O partido respeita a posição nacional e também as decisões individuais de seus membros. Claro que respeitamos quem vai apoiar Bolsonaro, é natural. O que nos une é o apoio a ACM Neto na Bahia”, frisou.

O secretário-geral do PP considerou acertada a estratégia de ACM Neto de não declarar apoio a um dos presidenciáveis. “O próprio Lula já disse na Bahia que vai trabalhar ao lado de qualquer que seja o governador. Ele não ataca Neto, pois está preocupado em viabilizar um projeto para o país. Por que o ex-prefeito de Salvador faria o contrário?”.

Para o pepista, muitos dos prefeitos do partido que declararam apoio ao pré-candidato do PT a governador, Jerônimo Rodrigues, mudarão de posição até setembro. “O governo prometeu o que não conseguiu entregar e os prefeitos estão decepcionados, com convênios sendo anulados. Vai haver uma adesão em massa dos prefeitos até o final da eleição”.

FONTE TB.