Não é de agora que as opiniões de dirigentes, torcedores e imprensa direcionam o sucesso de uma agremiação, para a infraestrutura da sua divisão de base revelando talentos para a equipe profissional, e os negociando com outros clubes aumentando o fluxo de caixa como clube formador.

Mas é preciso que se conheça clube por clube e as suas situações.

Dito isso que me reportar ao Barcelona S.A. clube fundado em 2019, da cidade de Ilhéus, que teve no profissional uma ascendência meteórica subindo da série B para A em apenas duas temporadas, quando ainda só subia uma agremiação. Subiu, chegou em quarto no primeiro ano, e no segundo permaneceu na elite depois de uma experiência que não deu muito certo.

Mas embora suas metas sejam de clube formador, as divisões de base nos dois primeiros anos, foram de experiências catastróficas com participações pífias, mais pela má gestão dos garotos em Ilhéus do que falta de apoio do clube, foram derrotas e goleadas em profusão. Mas os erros são para serem corrigidos e neste ano de 2023, a divisão de base tomou um rumo totalmente diferente.

Welinton Nascimento CEO do Barcelona, tratou de investir na contratação de um profissional gabaritado para gerir o sub 20, que agora disputa o certame da FBF com galhardia e sendo respeitado pelos seus adversários, tudo isso, só foi possível com a parceria feita com o professor Renato Peixoto professor de educação física e gestor de escolinhas de formação em Ilhéus.

A guinada está sendo de 360 graus com o sub 20 na terceira posição no certame, e classificado para a próxima fase com duas rodadas de antecedência, ficando atrás de Vitória e Camaçariense, clubes com formação de base a vários anos luz à frente da Oncinha Pintada. Este ano a base do Barcelona vem formando atletas e também cidadãos.

Três dos garotos com desempenho acima da média no Campeonato Sub 20, acabam de assinar seus primeiros contratos profissionais com o Barcelona S.A, saem do amador para profissionalismo, iniciando assim a sua carreira visando a Série A do baiano em 2024.

Guilherme o goleiro, João Gabriel zagueiro e o 2º volante Jefferson Neves, assinaram no dia 24 de abril seus primeiros compromissos profissionais, assessorados pelo professor Renato Peixoto e assistência jurídica do Barcelona. Agora sim o Barcelona tem uma Oncinha Pintada com muita sede de beber água límpida na fonte do futebol ilheense.

Calma, nada de extraordinário e acima de todas as expectativas, estou falando apenas de um trabalho que está sendo iniciado com muito profissionalismo, acabando com as mazelas que atrapalharam o clube nos seus dois primeiros anos, e quem ainda atrapalha o profissionalismo com muita gente remando contra a correnteza,

Agora parece que o CEO Welinton Nascimento achou o sapato para a meia na divisão de base, e quem sabe também para o time profissional? Que o trabalho continue sendo feito com mãos firmes e com olhos voltados para novas revelações da base para a formação de atletas e de cidadãos.

#PRONTOFALEI@JOTAJOTA.