O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) é o que tem maior popularidade digital entre os pré-candidatos ao Governo da Bahia. O levantamento foi feito pela consultoria Quaest e publicado pela Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (22).

Considerando as publicações feitas até quinta-feira (21), Neto lidera com folga, com 68,6. João Roma (PL) é o segundo, com 45,2, e Jerônimo Rodrigues (PT) aparece em terceiro, com 40,7. Bem atrás estão Kleber Rosa (PSOL), com 11,2, e Giovani Damico (PCB), com 11,10.

O Índice de Popularidade Digita (IPD) vai de 0 a 100 e é calculado desde 2018, por meio de um algoritmo de inteligência artificial, que coleta e processa 152 variáveis de redes e sites, como Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Google e Wikipedia.

O índice monitora seis dimensões: presença digital, fama (seguidores), engajamento, mobilização, proporção de reações positivas e negativas e interesse.