Aconteceu na Câmara Municipal de Ilhéus a primeira audiência pública para discussão da LOA – Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2023. O encontro foi na manhã da última quarta-feira, 16, no plenário do Poder Legislativo, com a presença dos vereadores Gurita (PSD), Baiano do Amendoim (PSDB), Jonilson (PODEMOS), Kaíque Souza (PODEMOS), Abraão (PDT), Nery Santana (PL), Ivo Evangelista (REPUBLICANOS) e a ex vereadora Carmelita Oliveira, representando a vereadora Enilda Mendonça (PT).

O vereador Gurita, que presidiu a audiência, informou que o valor que o município está repassando para aprovação do Poder Legislativo é de R$ 621.240.000,00. Durante a audiência, foram detalhadas as despesas de cada secretaria de Ilhéus. De acordo com o parlamentar, “na administração pública há três peças que são fundamentais para a gestão financeira do município, a PPA (Plano Plurianual) e LDO (Leis de Diretrizes Orçamentárias) que já foram discutidas e aprovadas pela Câmara de Ilhéus e agora realizaremos duas audiências para discutir a LOA (Lei Orçamentária Anual)”, explicou Gurita.

A segunda e última audiência para tratar da LOA será marcada que o executivo municipal entre em contato com alguns Conselhos para discutirem as necessidades do município. Após feitas as tratativas, a 2ª audiência será marcada. Na sequência, o projeto segue para para a votação na Câmara.

A Lei Orçamentária Anual é o orçamento propriamente dito, onde o governo municipal estima as receitas e fixam as despesas, ou seja, quanto espera receber e onde o dinheiro será gasto. Diante disso, fica mais fácil para o cidadão acompanhar e fiscalizar os gastos públicos.