Presidente do PSDB na Bahia, o deputado federal Adolfo Viana entrou na lista de favoritos para ser o candidato a vice-governador na chapa de ACM Neto (UNIÃO). A informação foi confirmada ao Metro1 por integrantes da campanha e por deputados aliados.

A avaliação é de que quatro motivos levam Adolfo Viana para ser favorito. O primeiro é que, caso Marcelo Nilo fique fora da chapa, os votos do tucano poderiam ser transferidos para o deputado do Republicanos. Nilo perdeu força por causa da resistência do PDT e em virtude de um suposto dossiê contra ele.

O segundo motivo é a conjuntura nacional. Se colocar o Republicanos na majoritária, ACM Neto teria dois partidos que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL) na chapa. Além do Republicanos, o PP, que indicou o deputado federal Cacá Leão, para ser candidato a senador, também apoia a reeleição do chefe do Palácio do Planalto. O PSDB apoia a candidatura de Simone Tebet (MDB) à Presidência.

A terceira razão para o favoritismo é que Adolfo Viana é considerado o único deputado fora do União Brasil, PP e Republicanos com “densidade eleitoral” para integrar a composição e transferir os votos para a base política, segundo os aliados.

Com 41 anos, o deputado do PSDB ainda ajudaria no discurso no discurso de ACM Neto de “renovação da política baiana”. Neto e Cacá têm 43 e 42 anos, respectivamente.