A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu, na manhã do último sábado (9), a Comenda 2 de Julho, maior honraria do Parlamento estadual, à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. A entrega da medalha se deu a partir de uma indicação do deputado Leandro de Jesus (PL), aprovada pela Casa Legislativa, e foi concretizada durante o Encontro do PL Mulher, no Centro de Convenções de Salvador.

Segundo o proponente da comenda, a honraria é um reconhecimento à atuação de Michelle em prol das pessoas com deficiência. “Não apenas pelo significado da Michelle, mas pelo que ela fez em relação àqueles que eram invisíveis ao povo, ou a todos, ou às políticas públicas, aqueles surdos, mudos, pessoas portadoras de deficiência que não eram vistas e a Michelle trouxe vez e voz a estas pessoas”, afirmou.

Leandro de Jesus exaltou ainda os resultados do programa Pátria Voluntária, atribuindo-os à dedicação da homenageada. Segundo o parlamentar, o programa alcançou a Bahia e beneficiou mais de 100 mil pessoas. “Então, ela tem história, tem legado, tem trabalho e esse reconhecimento aqui não tem preço. Estou muito feliz de ser o autor do requerimento para entrega desta comenda”, disse o deputado.

AGRADECIMENTO

Como gesto de gratidão, Michelle Bolsonaro dedicou a comenda às pessoas com deficiência. “Eu dedico a todos os raros do Brasil, a toda a minha comunidade surda e a todos aqueles que foram beneficiados pelo Programa Pátria Voluntária. Que Deus vos abençoe. Muito obrigada pelo carinho”, disse Michelle Bolsonaro, após receber a comenda.

Mais de duas mil mulheres vindas de diferentes regiões da Bahia participaram do Encontro do PL Mulher, que contou com as presenças do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do presidente do PL na Bahia, João Roma; das deputadas federais Roberta Roma e Amália Barros, dos deputados federais Capitão Alden e João Carlos Bacelar; e dos deputados estaduais Dr. Diego Castro e Leandro de Jesus.

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro enfatizou a importância de comparar os avanços alcançados durante seu mandato com os períodos anteriores e o atual governo, destacando os benefícios proporcionados à população brasileira entre 2019 e 2022, apesar dos desafios enfrentados, incluindo uma pandemia global e conflitos internacionais que afetaram a economia mundial.

Durante sua participação no Encontro do PL Mulher, o ex-presidente fez questão de ressaltar as diferenças entre o governo atual com os seus quatro anos de mandato. “Nós provamos algo diferente, algo realmente que fez a diferença. Apesar de quatro anos onde pudemos somente administrar dois, tendo em vista que tinha uma pandemia e uma guerra lá fora, o Brasil cresceu, tivemos vantagens; tivemos coisas e temos a apresentar. Isso ficou no coração de vocês”, declarou.

A presidente estadual do PL Mulher da Bahia e deputada federal, Roberta Roma, salientou durante o evento que a luta das mulheres por igualdade não deve ser interpretada como uma competição com os homens, mas sim como um convite à colaboração mútua. “A nossa luta por igualdade de direitos não visa promover uma disputa com os homens, mas sim convidá-los a estar ao nosso lado nessa grande missão”, afirmou a parlamentar.

A deputada também destacou os desafios adicionais enfrentados pelas mulheres na política, incluindo expectativas sociais distintas e pressões sobre suas capacidades. “Não é fácil ser mulher na política pois somos cobradas o tempo todo por outros papéis sociais. Temos as nossas capacidades colocadas à prova. A figura do ser sensível e terno ainda prevalece sobre a nossa coragem e autonomia. Justamente por isso é fundamental ocuparmos esse espaço e participarmos ativamente das discussões políticas”, enfatizou a deputada federal.

TB.

Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA