Enquanto dá sua preferência (e voto) a Augusto Castro para prefeito, ACM Neto para governador e Aécio Neves para presidente. A intenção de voto tem ligação direta com a rejeição das administrações de Dilma, Vane e, até certo limite, de Rui Costa.

A administração da presidente Dilma Rousseff é considerada ruim ou péssima por 73% dos itabunenses, contra 4% de ótima ou boa. Todos responderam. Já no caso do governador Rui Costa, 13% não souberam ou não quiseram responder.

52% dos itabunenses consideram sua administração regular, 8% boa ou ótima, 27% ruim ou péssima. Ao dar opinião sobre a administração do prefeito Vane, todos tinham a sua, sendo que 70% a consideram ruim ou péssima, 27% regular e 3% boa ou ótima.  Com estes dados, não é surpresa a liderança absoluta do deputado estadual Augusto Castro (PSDB) nas intenções de votos para prefeito em 2016. Se as eleições fossem hoje, ele teria 41% dos votos

“O resto”

Bem distante de Augusto viria o ex-deputado Geraldo Simões, com apenas 17% dos votos. Ele seria seguido de “não sabe” com 14% e “nulo” com 10%, depois o atual prefeito Claudevane Leite com 8%, Antônio Mangabeira com 4%, Wenceslau e Davidson Magalhães com 3% cada.

Na citação espontânea, quando se pergunta em quem votaria para prefeito sem apresentar lista, Augusto é lembrado e tem a preferência de 9%, seguido do ex-prefeito Fernando Gomes, que foi condenado e está inelegível, com 8%, e o também ex-prefeito e inelegível Azevedo, com 8%.

Itabunense rejeita Geraldo, Vane, Lula e Dilma 2

Depois são citados Vane com 4%, Geraldo com 2%, José Oduque com 1%, Wenceslau, Roberto José, Jussara Simões, Ubaldo, Peixoto e Mangabeira, todos abaixo de 1%. Os votos nulos seriam 1% e 66% não quiseram citar ninguém.

Cara a cara 
Num embate direto, Augusto Castro daria uma surra eleitoral em Geraldo Simões, conquistando 49% dos votos contra apenas 22% do petista. 16% não souberam em quem votar e 12% votariam nulo.

Para governador, o prefeito de Salvador, ACM Neto, teria 52% contra 17% de Rui Costa. Depois de “não sabe” com 15%, ainda aparecem Geddel Vieira Lima com 9% e Marcelo Nilo com 1%. Num embate direto entre Rui Costa e ACM Neto, este ganharia fácil com 57% dos votos contra 19% do atual governador. 7% anulariam o voto.
Se as eleições para presidente fossem hoje, o senador Aécio Neves (PSDB) ganharia fácil em Itabuna, com 48% dos votos contra 25% do ex-presidente Lula e 15% de Marina Silva. A pesquisa foi feita pela Babesp, de 14 a 16 de julho deste ano, em Itabuna, na sede e distritos.

Foram 500 entrevistas, que resultam em uma margem de erro máxima de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Pesquisas é um retrato do momento, mas, por enquanto, ACM Neto, Aécio Neves e Augusto Castro estão “muito bem na foto”. Dilma, Lula e Vane, queimados.

(Fonte Jornal a Região)