O jornal O Globo informa que o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na última segunda-feira, após uma semana de tensão e crise entre os dois lados, teve como um dos intermediadores o senador Davi Alcolumbre (União-AP), que tem atuado para apaziguar os ânimos.

De acordo com O Globo, o próprio Alcolumbre havia se reunido com o petista três dias antes e se ofereceu como mediador. Na ocasião, ele destacou a necessidade de Lula estabelecer um canal direto com o presidente da Câmara. O governo tem sofrido sucessivas derrotas naquela casa legislativa.

Com aval de Lula, Alcolumbre conversou com Lira na própria sexta-feira. O senador defendeu a retomada do diálogo e disse que ninguém ganharia com o confronto. Naquela semana, o presidente da Câmara havia levantado o tom, afirmando que havia uma “insatisfação generalizada” com o governo na Casa. Partidos da base ameaçavam deixar perder a validade a medida provisória que reestruturou os ministérios. Nesse caso, voltaria a valer o desenho deixado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Alcolumbre voltou a falar com Lira ao menos mais duas vezes ao longo da semana passada sobre sua relação com o governo. O senador ouviu queixas de que, mais uma vez, Lula permaneceu pouco tempo a sós com ele no café da manhã que tiveram no Palácio da Alvorada e o recebeu com assessores. Alcolumbre se comprometeu a trabalhar para estreitar a relação entre ambos. O senador também alertou que as rusgas entre Lula e Lira podem comprometer o projeto da reforma tributária, o que não interessaria a nenhum dos lados, de acordo com ele. Para ler a matéria completa de O Globo, clique aqui.