A professora, pesquisadora e escritora Maria de Lourdes Netto Simões (Tica), do Departamento de Letras e Artes (DLA), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), foi empossada como membro titular da Cadeira nº 19 da Academia de Letras de Ilhéus (ALI). A solenidade aconteceu sábado, dia 22 de julho, às 18h30min, na sede da Academia, localizada no centro histórico de Ilhéus, com a participação do reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, e da reitora no período 1996-2004, Renée Albagli Nogueira.

A cerimônia foi conduzida pela presidente em exercício da ALI, Anarleide Cruz Menezes, ao lado do secretário geral da entidade, Josevandro Nascimento. A Cadeira nº 19 tem como Patrono Ferreira da Câmara (Manuel Ferreira da Câmara de Bittencourt e Sá -1762-1835) e como Fundador Eusínio Lavigne. O último a ocupá-la foi o professor e historiador Carlos Roberto Arléo Barbosa.

A saudação à professora Tica Simões foi proferida pelo acadêmico e professor Ruy do Carmo Póvoas, também egresso da Uesc. Ruy disse da honra de saudar sua colega e amiga e relatou a sua trajetória por meio de seus próprios sonhos. Doutora em Estudos Portugueses, pós-doutora em Literatura Comparada e Turismo Cultural e em Literatura Portuguesa Contemporânea, pela Universidade Nova de Lisboa, Tica foi pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação na Uesc.

A solenidade contou com a presença de diversos acadêmicos, do representante do Comando da Base de Apoio Regional do Exército, aspirante Freitas Júnior, dos presidentes da Academia Grapiúna de Letras e Artes e da Academia de Letras de Itabuna, respectivamente, Samuel Mattos e Wilson Caitano de Jesus Filho; o Venerável da Loja Maçônica Regeneração Sul Baiana, José Balbino Lemos da Silva, e presidente do Lions Club Ilhéus-Norte, Lucimar Bittar, entre outros.

Durante a posse, a presidente da ALI solicitou aos acadêmicos Jabes Ribeiro, Jane Hilda Mendonça Badaró Junqueira e Gustavo Cunha comporem a comissão para a entrada da nova acadêmica. Em seguida, foi prestado o juramento e colocados o pelerine e o broche oficiais da Academia.

Na oportunidade, a nova acadêmica falou sobre sua trajetória acadêmica na Universidade e agradeceu a todos pelo convite, especialmente ao escritor Aleilton Fonsêca, que apresentou seu currículo à ALI. “No Departamento de Letras da UESC, criei o grupo de pesquisa Identidade Cultural e Expressões Regionais – ICER, direcionando a pesquisa para a literatura e o turismo. O entendimento é de  que as narrativas de um povo são legado;  evidenciam cultura, história, paisagens, costumes…  E a expectativa é de que o turismo deve funcionar como estratégia de sustentabilidade e resistência identitária, pelos que recebem;  enquanto enriquecimento cultural,  para os visitantes”, destacou.

Livros – Dentre as obras publicadas por Tica Simões estão: Narrativa Portuguesa em Processo de Fragmentação; Expressão Poética de Valdelice Pinheiro; Poetas Novos da Região Cacaueira (1982 – 1986); Expressões Culturais, Literatura e Turismo; Navegar é Preciso – Estudos Sobre Mensagem de Fernando Pessoa; Casinha-Que-Anda Em uma aventura inesquecível; Grapiunidades. Fragmentos Postais de um Pedaço da Bahia; e As razões do imaginário.