Uma semana inteira de aprendizado e convívio social sobre boas práticas e promoção de ações efetivas de educação que reduzam a violência e valorizem a vida. Foram as propostas trabalhadas no âmbito da rede escolar pública e privada, realizada entre os dias 22 e 27 de outubro, no Ilhéus: Ceep do Chocolate Nelson Schaun. Os alunos participaram do projeto – Ilhéus sem violência é bem melhor, cuja iniciativa foi idealizada pela Associação Profissional dos Professores de Ilhéus (APPI\APLB) em parceria com a secretaria municipal de Educação (Seduc) e instituições da área de segurança pública.

O tema escolhido para a quinta edição do projeto foi “Por uma Ilhéus com menos conflitos: Fortalecendo a corrente do bem”, e faz parte da campanha “Faça Bonito”, conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Foram abordadas questões atuais como o bullying, drogas, suicídio, abuso sexual, pedofilia, feminicídio, racismo, homofobia, intolerância religiosa e outros tipos de violência frequentes nos ambientes escolares.

Caminhada – Nesta quinta-feira, dia 1º de novembro, a partir das 8 horas da manhã, será realizada uma grande caminhada com a participação das escolas das redes pública e particular de ensino. A concentração será em frente ao Estádio Municipal Mário Pessoa. Logo em seguida, o cortejo sairá em direção à Catedral de São Sebastião, no centro da cidade. No local, serão premiados os alunos ganhadores do concurso de redação, desenho e pintura.

Segundo os organizadores, este evento propõe contar com a participação de toda a sociedade. A ação tem o apoio ainda da Prefeitura de Ilhéus; Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB); Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran); Guarda Civil Municipal (GCM); Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.