No último domingo (9), Ilhéus promoveu a 6ª edição da Caminhada pela Paz e contra a Intolerância Religiosa. O ato reuniu centenas de pessoas, que caminharam pelas ruas da Zona Norte da cidade, onde pediram à sociedade, de modo geral, respeito às diferenças e opções de fé de cada cidadão. Adeptos de diversas matrizes religiosas integraram o cortejo guiado por um mini trio. A Prefeitura prestou todo suporte do começo ao término do evento.

Para o prefeito Mário Alexandre, o movimento fortalece a luta em prol da liberdade de culto religioso na cidade. “Precisamos ser porta-vozes da paz e da harmonia social. A religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada. Infelizmente muitas pessoas não compreendem isso, mas vamos continuar firmes na busca pela igualdade e no combate a toda e qualquer forma de preconceito”, ressaltou.

Sob o tema “Yemanjá, Iyá Ori Má Àlàáfià – Mãe da Cabeça, Senhora do Equilíbrio”, religiosos de Ilhéus, de outras cidades e também de outros estados uniram forças para pedir o fim da intolerância e o respeito às religiões de matriz Afro-Indígena, bem como pautar políticas públicas para o povo de terreiro.

caminhada pela pazA Caminhada pela Paz é idealizada pelo Movimento Cultural Povos de Terreiros de Ilhéus (MCPTI); Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Núcleo Ilhéus; Fórum Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Ilhéus (FOPROMI) e sociedade civil organizada.

Devido à pandemia, nos últimos dois anos, o evento foi realizado em formato de carreata. “A melhor forma de combater a violência é com tolerância, amor, respeito e principalmente com a paz”, finalizou o gestor municipal.

Racismo religioso é crime – O Disque 100 é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos, como crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população LGBT, população em situação de rua, entre outros. O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

caminhada pela paz