Ao ganhar a estatueta de Melhor Atriz na noite deste domingo (12), Michelle Yeoh se tornou a primeira mulher asiática a ganhar o Oscar na categoria. Além do feito, a atriz é ainda a segunda mulher não branca a levar o prêmio nos 95 anos de Oscar. Halle Berry foi a única outra mulher não branca a ganhar na categoria Melhor Atriz, em 2002.

Halle Berry foi, inclusive, a responsável por entregar a estatueta a Michelle Yeoh. Em seu discurso, ela se dirigiu às crianças asiáticas: “Para todos os meninos e meninas que se parecem comigo e estão assistindo, isso é um farol de esperança e possibilidades”. “Isso é a prova de que sonhos se tornam realidade.

Além de Michele, outro ator asiático fez história. Também por ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’, Ke Huy Quan ganhou na categoria Melhor Ator Coadjuvante. “Minha história começou em um campo de refugiados e de alguma forma eu vim parar aqui…histórias assim só acontecem no cinema e sinto que estou vivendo o verdadeiro sonho americano a gente precisa ter sonhos para viver, e eu quase desisti dos meus…[então] para você que está assistindo, mantenha os seus sonhos vivos”, disse ao receber o prêmio, depois de ser aplaudido de pé pela plateia de estrelas. “Minha mãe tem 84 anos, e está assistindo: mãe eu ganhei um Oscar”, disse no início do discurso.