A Prefeitura de Ilhéus tem investido na reestruturação da Atenção Primária, por meio de contratação de profissionais, reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) e atualização dos equipamentos e mobiliários para proporcionar mais conforto e bem-estar aos servidores da rede e usuários do SUS. Executada com recursos próprios na ordem de R$ 300 mil, a requalificação da UBS do Iguape, localizada na Zona Norte da cidade, integra o rol de melhorias.

Na última quinta-feira (15), a Secretaria de Saúde (Sesau) recompôs o mobiliário da unidade, ratificando o compromisso da gestão do prefeito Mário Alexandre para prestar um serviço público eficiente. Conforme a secretaria, a aquisição visa aprimorar o atendimento e oferecer condições para que os servidores possam desempenhar suas funções com excelência.

ubs iguape; equipamentos; mobiliário; sesau“São conquistas que refletem o empenho do governo municipal, a fim de assegurar o acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência. A determinação do prefeito Mário Alexandre é para que as unidades passem por manutenção e reformas constantes, garantindo a ampliação das ações preventivas e um atendimento mais efetivo por parte das equipes de Saúde do município”, explicou André Cezário, titular da Sesau.

A Atenção Básica é a porta de entrada do SUS, responsável pelos atendimentos de menor complexidade. A Prefeitura reitera que a parceria com o governo baiano tem sido primordial para melhorar os indicadores. Com apoio do ente estadual, está sendo construída uma UBS Tipo III, ao lado do Hospital Regional Costa do Cacau, no Banco da Vitória.

ubs iguape; equipamentos; mobiliário; sesau

O planejamento da gestão municipal consiste ainda na construção de quatro UBSs, sendo uma no bairro Nossa Senhora da Vitória, uma no Teotônio Vilela e duas nas imediações da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Salobrinho.

“Esse trabalho faz com que o atendimento possa fluir melhor. O prefeito tem o olhar atento e compreende a necessidade de atualizar o ambiente de trabalho e oferecer mais conforto para os pacientes e para o profissional no exercício de sua função”, elogiou a enfermeira Amenaide Cerqueira.

ubs iguape; equipamentos; mobiliário; sesau