O PT confirmou a presença do ex-governador e atual ministro da Casa Civil, o petista Rui Costa, na reunião do diretório do partido em Vitória da Conquista, no sábado (20), que tem como objetivo fortalecer a pré-candidatura do deputado federal da sigla Waldenor Pereira à Prefeitura do município. Será a primeira participação de Rui em um ato partidário e pré-eleitoral na Bahia desde que ele assumiu a pasta em Brasília. O ministro tem se mantido, por exemplo, ausente das discussões sobre a sucessão na capital.

A reunião será realizada na Chácara Tereza, em Boa Vista, a partir das 9h. Estarão presentes também o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o senador Jaques Wagner (PT), além de deputados, prefeitos, vice-prefeitos, pré-candidatos, lideranças e dirigentes petistas.

“Nossa intenção é aumentar o número de gestores e também de vereadores e vereadoras em toda a Bahia, levando o projeto de desenvolvimento e inclusão social do governador Jerônimo e do presidente Lula para o maior número de cidades, para que o Estado siga no caminho do desenvolvimento, cuidando do nosso povo e das nossas cidades”, afirmou o presidente do PT baiano, Éden Valadares.

“Apresentamos o nome de Waldenor, uma liderança mais do que preparada para esta tarefa (de ser prefeito) e que possui todas as credenciais para colocar a terceira maior cidade da Bahia na rota do desenvolvimento social e econômico. E, claro, tudo isso vai se refletir na qualidade de vida da população, em alinhamento com os projetos de Jerônimo e Lula”, acrescentou o dirigente.

Wagner já declarou publicamente apoio a Waldenor. Já Jerônimo tem sido cauteloso, uma vez que o MDB lançou a pré-candidatura da vereadora Lúcia Rocha a prefeita do município. A emedebista, inclusive, pontua melhor do que Waldenor nas pesquisas.

Presidente de honra do MDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima tem dito que o partido não vai retirar o nome de Lúcia do páreo. Os emedebistas admitem, em Conquista, um cenário com duas candidaturas da base governista, que só devem se unir em um eventual segundo turno. A adversária em comum é a prefeita Sheila Lemos (União), postulante à reeleição.