Com estrutura ampliada e espaço totalmente reformado, a população do Nelson Costa conta com mais uma porta de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Inauguradas na manhã desta terça-feira (10), as Estratégias Saúde da Família (ESFs) I e II fortalecem a Atenção Básica e representam mais um avanço da Prefeitura de Ilhéus em prol da oferta de serviços de qualidade ao cidadão.

Participaram do evento a primeira-dama, Soane Galvão, representando o prefeito Mário Alexandre, secretários, vereadores e a comunidade local. As ESFs possuem equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agentes comunitários.

Inauguração ESF Nelson Costa

Conforme André Cezário, titular da Secretaria de Saúde (Sesau), além da melhoria na estrutura física das unidades, a gestão do prefeito Mário Alexandre promove requalificação profissional, com projetos sociais, capacitação dos servidores, aumento das equipes e reajustes salariais. A unidade foi inaugurada prestando atendimento à população.

“Por determinação do prefeito Mário Alexandre foram feitas revitalizações estruturais em diversas áreas. Temos buscado os agentes de saúde, que são peças fundamentais para melhorar o atendimento ao nosso povo. Fizemos também uma capacitação dentro do Programa Saúde da Família com pediatra, ginecologista, psiquiatra e cardiologista. O Teotônio Vilela já está sendo adaptado dentro desse novo modelo. O que o prefeito já fez na Média e Alta Complexidade está fazendo na Atenção Básica”, explicou o secretário de Saúde.

Inauguração ESF Nelson Costa

André Cezário reiterou que o projeto desenvolvido na atual gestão visa elevar a qualidade da saúde de forma que atenda a população nos quatro cantos do município. Durante o período de requalificação, as equipes realizaram atendimento no espaço cedido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ilhéus (APAE), no Hernani Sá.

“Sou muito grata pela requalificação desta unidade de saúde. Ficou tudo muito bonito. Eu também posso dizer que essa é a minha casa, porque quando eu necessito de atendimento sou sempre muito bem acolhida pelas equipes que trabalham aqui”, comentou Cirlene Ramos dos Santos, moradora do Nelson Costa há 30 anos.

 

Inauguração ESF Nelson Costa

A previsão é que a Unidade Básica de Saúde Herval Soledade, no Pontal, seja inaugurada ainda neste mês. Na ESF do Nossa Senhora da Vitória, os trabalhos já foram iniciados, com reforma da parte externa do espaço.

Avanços – Somado ao fortalecimento da Atenção Primária, o município contará em breve com uma Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), no bairro Esperança, cujas obras já estão em fase de conclusão.