Ilhéus pode ter surto de dengue, Zika vírus e Chikungunya, conforme dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2021, cujo Índice de Infestação Predial (IIP) foi 8,4%, considerado alto risco. O IIP está acima do aceitável pelo Ministério da Saúde, que é inferior a 1%, mantendo o sinal de alerta para a proliferação das larvas do mosquito na cidade.

Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), a conclusão do 1º ciclo de 2022 do Levantamento de Índice (LI) totalizou 5,2%. A Sesau destaca a importância da população contribuir com o trabalho preventivo realizado pelos agentes de combate às endemias, que inclui autorização para inspeção dos imóveis. As Unidades de Pronto Atendimento da Conquista e da Zona Sul são referência para os casos no município.

As visitas domiciliares são cruciais para combater e controlar a infestação do Aedes, principalmente nos bairros com maior incidência de dengue. “Os agentes realizam visitas e orientam os moradores, mas é importante que a comunidade faça a sua parte, porque o combate depende da conscientização de todos. Se não houver comprometimento da população, os casos continuarão aumentando”, destaca André Cezário, titular da Sesau.

dengueO setor de Vigilância Epidemiológica (VIEP) aponta alguns bairros que registraram aumento do número de casos de dengue e estão em situação de alerta: Salobrinho; São Francisco; Nelson Costa; Sapetinga; Nossa Senhora da Vitória; Barra de Itaípe; Avenida Itabuna; Hernani Sá e Pontal. Assim, o último levantamento registrou 124 casos de dengue notificados em Ilhéus.

Disque-dengue – O munícipe pode efetuar denúncias de possíveis criadouros do mosquito em terrenos baldios, casas abandonadas e áreas mais críticas, através do número (73) 3234-2031.  O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A comunidade, por sua vez, também deve contribuir com a ação preventiva, cobrindo tanques e tonéis, evitando o acúmulo de garrafas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos que ficam a céu aberto com água parada.