O mês de outubro segue com os cursos de capacitação de artesãs e artesãos no interior do estado. A cidade de Ituaçu, vai receber o curso de Design de Produto, voltado para artesãs que utilizam a técnica do trançado na palha de licuri, de 23 a 27 de outubro, na Associação das Mulheres Fibra do Guigó. Já em Ipirá foi realizado o curso de precificação para artesãs e artesãos que trabalham com as técnicas de trançado na palha e costura no couro.

Abertos apenas para artesãs e artesãos credenciados com SICAB, os cursos foram realizados através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes – SETRE, em parceria com a Associação Fábrica Cultural e apoio das prefeituras municipais de Ipirá e Ituaçu.

No curso de Design de Produto, a educadora Carla Calixto irá abordar sobre os processos criativos e quais os caminhos e alternativas para agregar valor aos seus produtos. Participam as artesãs das associações das Mulheres Fibra do Guigó e do território Quilombola Chapadinha Duas Barras e Baixa, que trabalham com a técnica do trançado da palha do licuri em seu artesanato. Já as artesãs do grupo do Guigó, que utilizam outras técnicas e matérias-primas, vão também conhecer novos processos para criação de suas peças artesanais em crochê e bordado.

No curso de Precificação e Gestão Financeira, encerrado na última sexta-feira, em Ipirá, a introdução foi com aulas online especializadas sobre o tema da Escola Virtual Artesanato da Bahia, ministradas pelo economista George Oliveira. Já as aulas presenciais foram ministradas pela artesã e diretora teatral Camila Bonifácio, que abordou de forma prática os principais aspectos que interferem na composição do preço, como deve-se precificar e quais os métodos para realizar esse cálculo. Durante o curso, as artesãs e artesãos aprenderam a especificar qual valor deve ser cobrado pelo seu produto, levando em consideração todas as despesas envolvidas na produção/confecção do artesanato.