Com Audiência Pública na tarde desta terça-feira, dia 12, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRAN), iniciou a fase de discussões para construção da proposta que norteará o processo licitatório para a concessão do Serviço Municipal de Transporte Coletivo.
Realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a audiência contou com a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, bem como usuários e dirigentes de entidades da sociedade civil organizada.
Presidente da sessão, o secretário de Transporte e Trânsito, Thales Silva, saudou os participantes e enfatizou a importância das discussões para a realização do processo licitatório, tendo em vista que as contribuições serão úteis à adequação do projeto.
“A nossa expectativa é que a proposta de concessão reflita de fato os anseios dos usuários do sistema. Por outro lado, esperamos que as empresas vencedoras da licitação busquem respeitar o estabelecido no contrato de concessão”, afirmou o secretário.
TEMA
Já o diretor de Transportes da SETTRAN, Wellington Santana Souza, lembrou que o tema transporte coletivo é um dos mais discutidos na atualidade em relação aos serviços públicos prestados no município. Ele destacou que a empresa que atualmente opera o sistema está cumprindo um contrato emergencial.
A empresa passou a operar desde fevereiro de 2021,  11 meses depois que o serviço ter sido interrompido por conta da pandemia do Covid-19. “Precisamos efetivar a licitação para selecionar duas novas concessionárias que vão operar o transporte coletivo, para proporcionarmos melhor qualidade dos serviços”, disse o diretor.
A secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, ressaltou o esforço e as iniciativas do governo do prefeito Augusto Castro (PSD) visando romper antigos paradigmas com propostas inovadoras focadas no desenvolvimento e nas questões estruturantes para a cidade.
“Consultando documentos, constatei que nenhuma gestão anterior promoveu debate público para construir uma proposta coletiva, com participação popular, para garantir que o Sistema de Transporte Público atenda às necessidades de Itabuna e da sua população no que diz respeito à qualidade do serviço”, pontuou a secretária.
MOVIMENTOS SOCIAIS
Representante do Poder Legislativo,  a vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB) ressaltou o caráter inédito da iniciativa e parabenizou o governo municipal por promover o debate público visando uma cidade melhor do ponto de vista do Transporte Coletivo Urbano.
“O transporte público é algo que impacta na vida da nossa cidade. A iniciativa deste chamamento para audiência pública, já é uma sinalização do querer da participação popular. Quando a gente respeita os movimentos sociais não temos medo de enfrentar o debate e discutir com a população o que é melhor para ela”, argumentou a vereadora.
Antes da escuta dos participantes da Audiência Pública, o chefe de Gabinete da SETTRAN, Danilo Faustino, apresentou aspectos mais relevantes em relação à proposta inicial para a Concessão do Serviço de Transporte Coletivo Urbano de Itabuna. O prazo de concessão para as duas empresas selecionadas será de 20 anos, podendo ser prorrogado mediante prévia autorização do Poder Legislativo.
“A frota deve contará com 92 ônibus, sendo 70% fabricados até o ano 2020 e os 30% restante com até oito anos de fabricação.  Os veículos devem ser emplacados no município de Itabuna, mantendo 100% da frota com acessibilidade universal”, revelou Faustino.
Ele informou ainda que a previsão inicial é 62 linhas, por meio de dois lotes, que serão operadas no sistema bairro – centro e bairro – bairro. Mediante análise e estudos técnicos, há possibilidade de as empresas operarem um sistema de integração, com 92 veículos,  mediante a implantação da estação de transbordo. Cada uma das duas empresas  terá 46 ônibus, além de outros quatro como reserva técnica, totalizando 100 ônibus disponíveis diariamente.