O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou ordem de serviço para a execução de obras visando à implantação da nova sede do Samu 192 e da unidade do PSF (Programa de Saúde da Família) no Bairro da Conquista. Os dois equipamentos serão instalados no prédio onde funcionou o anexo de psiquiatria no antigo Hospital Regional. O ato aconteceu na noite de segunda feira (12), no auditório do Centro Administrativo, com a presença do secretário de Saúde, Geraldo Magela, dos vereadores Paulo Carqueja, Nerival Reis, Pastor Matos, Cesar Porto e Nino Valverde, além de secretários municipais e outras autoridades.

A iniciativa dos empreendimentos foi indicada mediante projeto do vereador Paulo Carqueja, líder do Governo na Câmara Municipal, e em parceria com o Governo do Estado, através da secretaria de Saúde (Sesab), que fez a concessão do espaço desativado localizado na área do Hospital Regional. Com isso, será possível transferir a sede do SAMU do Malhado para a Conquista e eliminar o gasto com a locação do imóvel situado à Avenida Litorânea Norte.

Na oportunidade, o prefeito Mário Alexandre afirmou que o município já adquiriu duas novas ambulâncias, com recursos próprios, para o SAMU e que está trabalhando para conseguir mais 10 veículos através de verba disponibilizada por emendas parlamentares. “Menos gastos com aluguel para o município, mais serviços para a população e atendimentos com mais eficiência. A ordem é trabalhar, buscar, fazer a diferença, reestruturar a saúde, porque este foi o meu compromisso”, disse o prefeito.

O prefeito enfatizou que até o final da administração “iremos reestruturar toda a rede básica de saúde de Ilhéus, o que ninguém nunca fez e, para isso, não medirei esforços”. Para ele, é importante dialogar, discutir com todos os segmentos da comunidade os assuntos pertinentes ao crescimento e desenvolvimento do município. Por sua vez, o vereador Paulo Carqueja considerou o ato como um importante feito para Ilhéus. “Nós ficamos satisfeitos considerando que o Legislativo teve uma participação ativa nessa conquista. Estamos satisfeitos com as providências tomadas”, assegurou.

Serviços – Segundo o secretário de Infraestrutura, Átila Dócio, as obras terão início na próxima semana. Serão feitos serviços de readequação da cobertura, parte interna, parte elétrica de refrigeração, pintura externa, acessibilidade e a divisão das alas. “Essas duas primeiras obras devem levar, em média, três a quatro meses para a conclusão”, comentou Átila.

Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Magela, ganha a saúde básica com a obtenção de mais serviços e o SAMU, com espaço mais adequado para sua frota. “O PSF contará com um espaço ampliado para proporcionar serviço odontológico, de vacinação, distribuição de medicamentos, além de local para atividades com idosos. É um prazer estar nesse processo de conquista e de evolução na saúde do município”, enfatizou.