O Programa Bahia Sem Fome, lançado pelo Governo da Bahia, vai contar com o apoio das centrais sindicais organizadoras do ato unificado do 1º de maio, em Salvador. A programação em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora começa a partir das 14 horas, no Farol da Barra, com shows da cantora Daniela Mercury e da Banda Olodum. O público está sendo convidado a levar 1 kg de alimento não perecível.

O ato unificado reúne cinco centrais sindicais: CUT, CTB, Nova Central, Força Sindical e UGT, que elegeram como bandeiras de luta, em 2023, “Emprego, renda, direitos e democracia”. Em visita à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), as representações sindicais afirmaram a importância da participação dos sindicatos no combate à fome no estado.

“A CTB sempre desenvolveu as lutas sindicais em sintonia com as lutas gerais do povo baiano e brasileiro. Nesse momento em que a fome voltou com força, nos engajamos na campanha Bahia Sem Fome do governo estadual. Nossa luta é por uma vida digna para a classe trabalhadora e o nosso povo”, disse Rosa de Souza, presidenta da CTB Bahia.

Bahia Sem Fome

O Programa Bahia Sem Fome já arrecadou, em pouco mais de um mês de lançamento, 370 toneladas de alimentos. A ação tem como principal meta promover a segurança alimentar e nutricional no Estado e mobiliza diversas instâncias do governo por meio de uma Rede de Equipamentos Públicos e Integrados no Combate à Fome na Bahia, além de apoio de movimentos sociais, da iniciativa privada e organizações da sociedade civil.

A insegurança alimentar atinge, atualmente, quase dois milhões de pessoas na Bahia e 33 milhões no país. Depois de sair do Mapa da Fome em 2014, o Brasil retornou em 2022 quando a fome crônica atingiu 4,1% da população brasileira. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) um país entra no Mapa da Fome quando mais de 2,5% da população enfrentam falta crônica de alimento.