Após a aprovação da convocação do secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto (PT), decidiu fazer mudanças entre os ocupantes do colegiado. Uma delas foi colocar como membro titular o deputado Vitor Azevedo, eleito pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em oficio encaminhado ao presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), Rosemberg pede a substituição da titular Fátima Nunes (PT) por Azevedo, que está cada vez mais próximo da base governista, assim como o colega de partido Raimundinho da JR, que é vice-líder da maioria.
Os outros dois parlamentares do PL na Casa, Leandro de Jesus e Diego Castro, têm perfil ideológico conservador, são bolsonaristas “raiz” e estão na oposição – o primeiro, inclusive, faz parte da mesma comissão. Por isso, com a manobra, além de ter um deputado mais combativo no colegiado, Rosemberg também acredita que Vitor Azevedo possa exercer algum tipo de influência para conter um pouco do ímpeto anti-PT de Diego Castro.
Rosemberg solicitou ainda a troca de posições na Comissão de Direitos Humanos e Segurança ente Laerte do Vando (PSC) e Robinson Almeida (PT). Um era titular e virou suplente, e o outro faz o caminho oposto. O líder do governo pediu também a retirada do suplente José de Arimateia (Republicas), que é da oposição, para ser substituído pelo próprio Rosemberg.
“A convocação do secretário de Segurança fere o Regimento Interno da Casa porque foi aprovada com suplentes da oposição substituindo titulares da base governista que não estavam presentes no momento. Isso fere a regra da proporcionalidade e o Regimento”, disse Rosemberg ao Toda Bahia.
Rosemberg pediu à Mesa Diretora que anule a decisão sobre o secretário. Na semana retrasada, a comissão, presidida pelo oposicionista Pablo Roberto (PSDB), havia aprovado um convite ao secretário, que não compareceu na sessão desta terça-feira (21), conforme estava previsto. Por isso, a oposição decidiu aprovar a convocação, tornando obrigatória a presença de Werner.
Além de Pablo Roberto, Fátima Nunes, Laete do Vando e de Diego Castro, hoje a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública é formado, entre os membros titulares, pelo independente Hilton Coelho (Psol) e pelos governistas Ludmilla Fiscina (PV) e Olívia Santana (PCdoB).
Entre os quatro suplentes, só há um da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que é Robinson Almeida. Os demais são da oposição: além de José de Arimateia, tem Jurailton Santos (Republicanos) e Samuel Júnior (Republicanos).
Para o líder da oposição, Alan Sanches (União), o suplente pode substituir qualquer um dos ausentes, independentemente da bancada. O impasse deve ser resolvido pela Mesa Diretora da Assembleia.









Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.