Sete estudantes do curso de direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) venceram, neste sábado (9), uma competição internacional de Corte simulada na área criminal. A “Moot Court Competition” (Competição de Tribunal Simulado), da International Criminal Court (Tribunal Penal Internaional), ocorreu na cidade de Haia, na Holanda, país europeu.

O grupo, formado por Gabriel Gonçalves, Bruna Costa, Beatriz Faria, Vinicius Fornieles, Rafaela Freitas, Laura Borja e Guilhermo Hernandez, e liderado pelo professor João Glicério de Oliveira Filho, se destacou em uma disputa que envolveu 87 universidades de 50 países.

Os estudantes competiram em um caso fictício e sustentaram argumentação oral em inglês nos papéis de Promotoria, Defesa e Representação do Estado. O segundo lugar ficou com a Universidade de Maastricht, na Holanda, e o terceiro, com a Universidade Livre de Bruxelas, da Bélgica.

Segundo os organizadores, a iniciativa tem papel importante no sentido de consolidar o interesse da comunidade acadêmica no trabalho da Corte sediada em Haia, além de impulsionar a promoção e o respeito pela legislação criminal internacional. O júri foi transmitido ao vivo pela internet.

Esta foi a 10ª edição do torneio, organizado neste ano pelo Grotius Centre for International Legal Studies, da Leiden University, também da Holanda, e pela International Bar Association.