Na manhã desta quarta-feira, 29, o candidato a deputado estadual Cacá Colchões apresentou o projeto de Cotas Regionais para os vestibulandos do curso Galileu, em Itabuna. O projeto prevê o bônus de 20% sobre a nota do ENEM na Universidade Estadual de Santa Cruz e na Universidade Federal do Sul da Bahia, para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas com até 150km de distância das Instituições, sendo escola pública ou privada.

O professor de cursos preparatórios, Dorival Filho, destacou a importância da implantação do sistema em nossas Universidades. “O acesso às Universidades não é tão simples. Muitos professores acham que elas têm que estar abertas para o país inteiro, mas não foi por isso que elas vieram para o interior. Vieram para atender a população daqui”. O professor declarou apoio a Cacá e ressaltou a importância de ter um candidato que “represente a nossa região e lute por uma causa que irá beneficiar nossos alunos”, finalizou Dorival.

A estudante Larissa Xavier, que disputará por uma vaga no curso de medicina, aprovou a proposta. Para Larissa, com a adoção do sistema de cotas, os alunos da região terão mais chances de aprovação, já que hoje o curso de medicina da UESC é concorrido por estudantes de todo o Brasil.

Além da valorização do estudante da região, o projeto busca reduzir o índice de evasão dos cursos, já que a maioria dos estudantes não conseguem se manter em outra cidade devido ao alto custo com habitação, transporte, alimentação e material estudantil. Cacá ainda destacou que o sistema já foi implantado em outras sete universidades do Brasil e, como representante do povo, irá lutar para que a UESC e a UFSB adotem o sistema no sul da Bahia.