Um mês depois de ser escolhido como pré-candidato ao Senado na chapa de ACM Neto (União Brasil), o deputado federal Cacá Leão (PP) ainda tem tido baixo desempenho nas sondagens de opinião. Para tentar reverter o quadro eleitoral, o parlamentar tem tentado colar na imagem do ex-senador Antonio Carlos Magalhães e se afastar da pecha de ser bolsonarista.

Nos eventos de pré-campanha que tem participado ao lado de ACM Neto, Cacá tem dito: “Como nosso querido ex-senador Antonio Carlos Magalhães, se for preciso, eu vou parar os trabalhos daquela casa, para defender os interesses da Bahia e dos baianos”. A declaração do pré-candidato a senador ocorreu em maio na cidade baiana de Una.

Nesta semana, em Barra, Cacá Leão voltou a repetir o discurso e prometer que terá postura semelhante à de Antonio Carlos, se for eleito para a Câmara Alta do Congresso Nacional.

“Estou aí caminhando por essa Bahia, e querendo ser a voz da Bahia no Senado Federal. Devolver aquela Casa o amor que um dia ela já sentiu do ex-senador ACM. (Ele) quando era preciso parava os trabalhos no Senado Federal para defender os interesses da Bahia, defender os baianos e as baianas. É com esse mesmo sentimento que eu quero chegar naquela Casa para cuidar do nosso povo”, reafirmou.

Se, por um lado, tenta se associar à imagem de Antonio Carlos, por outro lado, Cacá tenta se descolar da fama de ser fiel ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o Radar do Congresso, do site Congresso em Foco, Cacá tem uma taxa de governismo de 94% nos três anos e meio do atual governo. Ou seja, ele só não apoiou e votou em projetos de Bolsonaro em 6% das vezes.
Cacá tem dito, no entanto, que, se eleito, será um senador independente. “Isso é até engraçado. Eu estou há 7 anos e meio em Brasília. Vivi três governos. Vivi o governo de Dilma, de Temer e agora do presidente Bolsonaro. Eu voto nas pautas que são boas para o Brasil. Votei assim em qualquer governo. Eu não sou bajulador, não sou puxa-saco. Eu voto conforme a orientação do meu partido. Hoje, meu partido faz parte do governo Bolsonaro. O presidente do meu partido é ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro (Ciro Nogueira). Então, tenho muita tranquilidade de dizer: não sou bolsonarista, não sou petista. Sou Cacá Leão. Sou independente”, afirmou, em entrevista à rádio Metrópole no mês passado.

De acordo com a pesquisa da Quaest/Genial, divulgada no mês passado, Cacá tem hoje 10% das intenções de votos, bem atrás do senador e candidato à reeleição Otto Alencar (PSD), com 38%. Em terceiro lugar, aparece a postulante bolsonarista Doutora Raíssa (PL), com 7%. A pré-candidata Tâmara Azevedo (PSOL) tem 5%. Brancos e nulos somam 30%. Já 9% disseram que estão indecisos.