O Centro de Atenção ao Diabético Hipertenso e Idoso de Ilhéus (CADHI), em parceria com os estudantes de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT) promoveu na manhã de quinta-feira (10), atividades em comemoração ao Dia Mundial do idoso, celebrado em 1º de outubro. O encontro aconteceu no Ginásio de Esportes Herval Soledade e contou com a participação do prefeito Mário Alexandre.

“Eu adorei! Sambei, brinquei e me diverti”, resumiu a aposentada Balbina dos Santos Moreira. “Nosso prefeito veio também, a gente abraçou e conversou com ele. Estou feliz. Vou passar o dia revigorada”, completou.

Mário Alexandre explicou que o trabalho realizado pelo órgão é um gesto de retribuição. “A equipe do CADHI tem o compromisso de cuidar cada vez mais daqueles que um dia cuidaram e ainda cuidam de nós. Enquanto eu estiver à frente da gestão municipal serão realizados outros eventos como esse”, assegurou.

Para Cássia Simone Ramos Moreira, coordenadora do CADHI, as atividades pretendem dar atenção ao envelhecimento com qualidade. De acordo com ela, o centro de referência oferece serviços com equipe multidisciplinar e atividades em grupos.

“Agradecemos ao prefeito, que desde o início da gestão contribui para que essas ações fossem realizadas. O prefeito está estruturando o serviço de referência do município [CADHI], contratando profissionais e garantindo a medicação. Isso demonstra a importância do apoio e do olhar especial ao idoso dentro da nossa sociedade”, destacou.

Na visão do educador físico, César Alves, as ações proporcionam longevidade, aliadas a uma alimentação saudável, com assistência à saúde. Os idosos referenciados no CADHI participam do grupo “De Bem Com a Vida, que amplia o diálogo e fortalece as relações sociais.

“Os idosos realmente realizam as atividades propostas e isso é muito gratificante para o profissional. Nós trabalhamos tentando potencializar a capacidade física, com habilidade motora básica. Eles fazem treinamento resistido, que fortalece a parte da musculatura e possibilita um condicionamento melhor, dando autonomia ao movimento”, explicou.