A CAIXA Cultural Salvador traz para o público de todas as idades diversas atividades gratuitas durante o mês de março. Os interessados poderão participar de oficinas de personalização de capas de caderno, visitar exposição de pintura, gravura e desenho, além de conhecer materiais pedagógicos para o público PcD — Pessoa com Deficiência.

Com atenção a todos os protocolos de prevenção à COVID-19, a unidade terá três atrações presenciais. A oficina Personalização de Caderno consistirá na manipulação de materiais diversos para personalização de capas de caderno, de acordo com a preferência de cada participante. A oficina ocorre no dia 5 de março e estimulará a criatividade e a exploração de elementos da linguagem visual.

Seguindo a programação, nos dias 17 e 18 de março, haverá a mediação da exposição Emilianas: Um Conto de Réis, que ocorrerá em dois momentos – virtual e presencial. No momento virtual, será dado enfoque à criação da mostra e à atuação da CAIXA desde 1861. No segundo momento, os participantes irão conferir presencialmente a exposição na CAIXA Cultural Salvador. Busca-se uma imersão na exposição e na preservação do patrimônio documental e cultural brasileiro pela CAIXA.

Já no dia 22 de março, ocorrerá a oficina Materiais Pedagógicos para PcD. O encontro abordará estratégias de adaptação curricular e de materiais pedagógicos para o público PcD. Serão apresentados recursos para explorar os saberes e as habilidades desse público. Com a oficina, objetiva-se trabalhar com os educadores para promover a inclusão escolar.

CAIXA Cultural Salvador — Situada em um prédio do século 17, a CAIXA Cultural Salvador é um monumento histórico na capital baiana. Com elementos originais do estilo Barroco, tais como portada, arcos, teto em gamelas e painel de azulejos do século 17, o casarão já foi casa de orações dos jesuítas, residência de comendador e testemunhou a fundação do Esporte Clube Bahia, icônico time baiano. Ali encontram-se importantes vestígios arqueológicos.

No processo de restauração para abertura da CAIXA Cultural Salvador foi feita uma escavação arqueológica e foram encontrados inúmeros fragmentos, alguns do século 17, dentre os quais: louças, metais, cerâmicas moedas, inclusive uma medalha jesuítica do século 18. Tais peças encontram-se expostas em sítio arqueológico e somam-se aos recortes construtivos cuidadosamente preservados nos ambientes da unidade, de modo que conectam o passado da Casa e sua ocupação atual, fazendo uma “arqueologia do presente”.

SERVIÇO: 

[Oficina] Personalização de Caderno

Local: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro, Salvador (BA)

Data: 05 de março (sábado)

Horário: 10h

Informações: (71) 3421-4200

Ingressos/Inscrições: gratuita, no portal do Programa Gente Arteira

Duração: 90 minutos

Classificação: a partir de 10 anos

Acesso para pessoas com deficiência

[Oficina] Mediação sobre a exposição Emilianas: Um Conto de Réis

Local: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro, Salvador (BA) e virtualmente

Data: 17 de março (virtual) e 18 de março (presencial) – quinta e sexta-feira

Horário: 15h

Informações: (71) 3421-4200

Ingressos/Inscrições: gratuita, no portal do Programa Gente Arteira

Duração: 180 minutos

Classificação: a partir de 12 anos

Acesso para pessoas com deficiência

[Oficina] Materiais Pedagógicos para PcD — Pessoa com Deficiência

Local: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro, Salvador (BA)

Data: 22 de março (terça-feira)

Horário: 17h

Informações: (71) 3421-4200

Ingressos/Inscrições: gratuita, no portal do Programa Gente Arteira

Duração: 90 minutos

Público: educadores e interessados no tema

Acesso para pessoas com deficiência

 

Assessoria de Imprensa da CAIXA

(71) 3421-4200

Caixa Notícias | @caixa | imprensa.nordeste@caixa.gov.br