Uma Moção de Aplausos, de autoria do vereador Paulo Carqueija (PSD), foi aprovada pela Câmara Municipal de Ilhéus homenageando aos membros do Comitê de Crise, criado para executar as ações de combate à Covid-19 no município. O Comitê também recebeu uma placa de reconhecimento pela atuação que exerce durante a pandemia.

O Comitê é composto por representações dos governos municipal e estadual, Ministério Público, Secretarias Municipais, Polícia Federal, Polícia Militar, UESC, dentre outras instituições. “A homenagem é justa por que todos estes órgãos estiveram unidos para enfrentar a pandemia e tornaram Ilhéus, com o trabalho dedicado, uma referência no combate à pandemia”, destacou Carqueija.

O Gabinete esteve representado na solenidade por seu presidente, Régis Aragão, e pelo promotor de Justiça, Pedro Coelho. Régis lembrou que logo no início na pandemia, Ilhéus montou o primeiro Centro Covid do interior da Bahia, com testagem rápida aos pacientes que apresentavam os primeiros sintomas da doença.

“De fato sempre tivemos uma grande quantidade de leitos de UTIs para atender a população durante esse um ano e meio de existência do gabinete”, afirmou Régis Aragão, destacando ainda que o município criou uma central de hospedagem para os pacientes que não podiam se isolar e obteve doações e ajuda de entidades particulares com doação de EPIs. “Essa é a prova de que a união em tempo de pandemia é muito importante”, completou o presidente do comitê.

“Todos sabem que passamos por um momento novo, com muitos desafios. Mas o gabinete foi muito importante para que fossem extraídas as melhores decisões para o enfrentamento da pandemia”, destacou o promotor Pedro Coelho. “Se cada órgão atuasse de forma isolada, certamente o resultado não seria positivo. O gabinete deixa como legado sempre buscar o diálogo”, afirmou. O promotor lembrou que esse delicado momento ainda não terminou. “Então o gabinete continua trabalhando para seguir combatendo a pandemia”, concluiu.