Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.

Na câmara municipal (também chamada de câmara de vereadores), os projetos, emendas e resoluções têm de passar por comissões, para serem votados no plenário. Mesmo depois de aprovados, projetos e emendas precisam ser submetidos à apreciação do prefeito, que pode vetá-los total ou parcialmente ou aprová-los. Quando há aprovação, o projeto é publicado no diário oficial da cidade e vira lei.

1- PROJETO DE LEI Nº 066/2018, AUTORIZA A DOAÇÃO DE IMÓVEL PÚBLICO AO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CHOCOLATE NELSON SCHAUN, PERTENCENTE À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA. Autor: Executivo Municipal.

2- PROJETO DE LEI Nº 069/2018, ALTERA O ART. 70 DO CÓDIGO DE POSTURA DE ILHÉUS, QUE DISPÕE SOBRE OS SONS URBANOS, FIXA NÍVEIS E HORÁRIOS EM QUE SERÁ PERMITIDA SUA EMISSÃO, CRIA A LICENÇA PARA UTILIZAÇÃO SONORA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Autor: Nerival Nascimento Reis.

3- PROJETO DE LEI Nº 070/2018, INSTITUI, NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS, A “SEMANA MUNICIPAL DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ÓRGÃOS”, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Autor: Paulo Santos da Anunciação.

4- PROJETO DE LEI Nº 072/2018, DISPÕE SOBRE A DECLARAÇÃO DE CIDADE IRMÃ DE ILHÉUS A CIDADE DE OLIVENÇA. Autor: José Victor Pessoa.