Milhares de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino saíram às ruas de Ubaitaba em uma caminhada promovida pela Secretaria de Educação para comemorar a Semana Nacional da Inclusão. Portando faixas, cartazes, roupas coloridas, arranjos florais e com alegria, os estudantes repetiram o mote da campanha nacional: Ser Diferente, é normal.

Uma trilha sonora com músicas que evidenciam a inclusão entremeada com frases e sentenças de especialistas na educação inclusive foi tocada no carro de som desde a saída do cortejo da Praça Santo Antônio até a Praça Cultural, no centro da cidade, onde aconteceram apresentações de mensagens na Língua Brasileira de Sinais (Libras), inclusive o Hino de Ubaitaba.

A psicopedagoga Viviane Araújo leu texto destacando a necessidade de se respeitar o outro, inclusive no  atendimento educacional especializado que em Ubaitaba é feito no Centro de Apoio Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEAPE) e nas Salas de Recursos Multifuncionais das unidades escolares. Antes da caminhada, a prefeita Suka Carneiro falou das ações da administração municipal com a contratação de especialistas.

No próximo dia 28, terça-feira, às 8 horas, haverá palestra, apresentações culturais e mostras de artes no auditório do Rotary Club, contando com a presença dos pais e pessoas da comunidade, seguida de coffee-break. A secretária municipal da Educação, Roberta Carneiro, destaca o esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais.