A edição do Campeonato Interbairros de Futebol 2022, encerrada no sábado passado, dia 17, em Itabuna, deixou um gostinho de quero mais no coração de torcedores e atletas. Nem podia ser diferente, afinal, foram quase quatro meses de jogos que movimentaram não apenas as manhãs de domingo, mas também a economia do comércio formal e informal.

A alegria, a integração e o entretenimento das famílias que não perdiam uma partida sequer, seja para torcer por sua seleção ou para comercializar produtos alimentícios, também fizeram parte da rotina do itabunense e visitantes durante as partidas, todas cheias de emoção nas disputas calorosas e saudáveis.

De acordo com os números divulgados pela Coordenação do Interbairros da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Campeonato mobilizou cerca de 1.200 atletas reunidos em 43 equipes, representando os bairros de Itabuna.

Também foram realizados 72 jogos em 16 campos de várzea, incluindo o Estádio de Futebol  Fernando Gomes Oliveira – Fernandão, como a principal esportiva de Itabuna passou a denominar-se depois de sanção da Lei Municipal nº 2.607, de 14 de outubro de 2022, pelo prefeito Augusto Castro, depois de votação da Câmara de Vereadores.

Segundo o coordenador do Campeonato Interbairros de Futebol, Gabriel Santos, foram contabilizados 174 gols nas rodadas, com a presença de 73 árbitros, (três por partida) todos filiados à Federação Bahiana de Futebol (FBF) e alguns até da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Gabriel explicou que para uma partida conduzida com eficiência e sobriedade, é necessária  a presença de no mínimo três desses profissionais da arbitragem em campo, sendo um árbitro e dois assistentes (bandeirinhas).

O coordenador destacou que a Seleção da Califórnia teve ataques mais positivos, enquanto o título de melhor artilheiro ficou com o atleta Erlon, com sete gols distribuídos  nas rodadas. “Sem dúvida a competição deste ano superou  as nossas expectativas tanto pela presença maciça do público em cada jogo, quanto pelo profissionalismo, engajamento e disciplina de nossos atletas”, resumiu Gabriel Santos.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, já garantiu que, se a competição atendeu todas as expectativas de torcedores e atletas neste ano, “tenho certeza que no próximo será ainda melhor, pois os preparativos começaram bem mais cedo”, atestou.

O prefeito Augusto Castro confirmou novos investimentos no setor esportivo, inclusive com a reforma do Estádio Fernando Gomes Oliveira, por meio de parceria com o Governo do Estado.

Ele entende que o esporte, seja qual for sua modalidade, além de uma prática saudável, movimenta a cidade, gera lucros para o comércio, promove alegria e preenche uma grande lacuna na vida das pessoas. “O esporte sempre consta no nosso Programa de Governo e vamos continuar investindo naquilo que faz bem para Itabuna e sua gente”, concluiu o prefeito.