O prefeito Almir Melo, acompanhado do secretário de Turismo, Fernando Volpi, participou, na última quarta-feira (8), no Centro de Convenções de Ilhéus, de reunião para validação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits). A reunião foi aberta com a apresentação do documento, pelo secretário de Turismo do Governo da Bahia, Nelson Pellegrino.

Também estavam presentes ao encontro, os prefeitos de Itacaré, Jarbas Barbosa; de Uruçuca, Fernanda Silva; o vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá); além de secretários municipais de Turismo e representantes de outros municípios. O documento busca estabelecer prioridades para o planejamento do turismo sustentável, a curto, médio e longo prazos e estabelecer as bases para a definição de ações e prioridades.

Na reunião, foram estabelecidas as prioridades de cada cidade de modo que a zona turística seja beneficiada como um todo. O prefeito Almir Melo destacou a pavimentação da BA-274 (Rodovia Transouricana), que liga o município de Canavieiras à BR-101, passando por Santa Maria Eterna (Belmonte), num percurso de 72 quilômetros, e é considerada o principal vetor do turismo e da produção agropecuária. Nos 56 quilômetros em que corta o município de Canavieiras, a rodovia passa por diversos povoados e comunidades rurais.

De acordo com o prefeito Almir Melo, Canavieiras é uma das cidades costeiras do Sul da Bahia que tem sua atividade turística incrementada. Entre esses vetores estão, a pesca oceânica do Marlim Azul e o turismo náutico de lazer consolidará Canavieiras como uma cidade hospedeira de embarcações de luxo. Para isso, existe a necessidade que seja feito um estudo para a execução da dragagem, na foz do rio Pardo, no sentido de que embarcações maiores possam aportar na cidade.

No plano, constam ações de melhoria do produto turístico infraestrutura para avanços na urbanização e tratamento de resíduos sólidos, capacitação de mão de obra, preservação ambiental e estratégias de marketing promocionais. Segundo o secretário Nelson Pelegrino, é importante que o Turismo seja analisado como um todo, em termos de zonas turísticas, ao invés de cada cidade promover sua estratégia de forma isolada.

Para isso, segundo Pelegrini, é importante que se crie novas ferramentas de qualificação, investindo nas lideranças sociais e em uma gestão institucional do turismo. O secretário levantou, ainda, a importância da internet, no sentido de explorar melhor e de forma objetiva a ferramenta, com ferramentas claras e bem informativas. “Esta região, que possui a maior biodversidade do planeta, não pode deixar de explorar essa realidade em seu marketing”, ressaltou.