O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, recebeu, nesta quinta-feira (6), em seu gabinete, a vista dos professores de Educação Física Boaventura Freire, Cristóvam Crispim de Carvalho Filho e Carlos Roberto Santos Ferreira. Entre os temas que foram tratados a realização da Etapa de Canavieiras dos Jogos Estudantis da Rede Pública Estadual (Jerp).

A visita dos professores teve a finalidade de solicitar a parceria da Prefeitura de Canavieiras para a realização dos Jogos, a exemplo do que aconteceu no ano passado. O prefeito Almir Melo agradeceu a atenção dos articuladores e disse que os jogos já fazem parte do calendário de eventos do Município e que contará com todo o apoio possível.

Segundo os articuladores do Núcleo Regional de Educação (NRE-07),  Cristóvam Crispim de Carvalho Filho e Carlos Roberto Santos Ferreira, a Etapa de Canavieiras do Jerp será realizada nos próximos dias 27 e 28 de agosto. Os jogos, em sua maioria, serão promovidos no Ginásio de Esportes Julia Thomson.

Participam, ainda, da Etapa de Canavieiras, alunos dos colégios estaduais dos municípios de Una, Santa Luzia, Mascote e Camacã, em diversas modalidades esportivas. A proposta dos Jogos fundamenta-se em pressupostos considerados de relevância para a concepção do trato da cultura corporal e do esporte escolar na educação básica, a saber: participação, diversidade, ética, cooperação, regionalismo e emancipação.

Os Jogos Estudantis da Rede Pública sob a responsabilidade do NRE-07 envolve 26 cidades e 88 unidades escolares, que serão realizadas em cinco sedes e datas diferentes. Em Coaraci, nos dias 25 e 26 de agosto;  Itabuna, nos dias 2, 3 e 4 de setembro; em Ibicaraí, nos dias 11 e 12 de setembro; em Ilhéus, nos dias 17, 18 e 19 de setembro.

Na perspectiva de consolidar a identidade dos Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia ao Sistema Educacional, em consonância com as orientações pedagógicas da Secretaria da Educação, o evento estabelece nexos com os princípios do movimento Todos pela Escola ao valorizar a corporalidade, o lúdico, os esportes, enfim, a cultura corporal na formação humana, como constituinte de uma Educação com qualidade.