O músico Carlinhos Brown vai receber a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia: a Medalha Dois de Julho. O projeto de resolução que garante a homenagem foi apresentada pela deputada Olívia Santana (PCdoB).

“No ano do bicentenário da independência da Bahia, conceder a mais importante honraria da Assembleia Legislativa é um reconhecimento da obra deste grandioso artista soteropolitano. Mas é imperioso ressaltar que Brown é um transgressor da ordem racista; ele rompeu barreiras discriminatórias do mercado da música e se fez respeitar. Carlinhos Brown também abriu caminhos para outros músicos, especialmente jovens negros das periferias de Salvador, de várias cidades da Bahia e de outros estados do Brasil”, justificou Olívia.

A deputada destacou a trajetória de Antônio Carlos Santos de Freitas, o verdadeiro nome de Carlinhos Brown, músico reconhecido internacionalmente, além de ser ícone da cultura e da religiosidade baiana. Tal qual James Brown, Antônio Carlos Santos de Freitas é um ícone, um artista completo, cujas marcas são indeléveis, são rios perenes que correm para o mar, evaporam, viram chuvas, molham a terra, florescem vidas e fortalecem a natureza. Brown é vento solto, é beleza, a voz da Bahia que no mundo ecoa”.

A Assembleia ainda vai agendar a data da entrega da medalha.