O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, analisou, nesta quarta-feira (18), com os secretários e organizadores, o Carnaval de 2015, realizado no período de sábado a terça-feira (14 a 17). Considerado sucesso absoluto de público e alegria, o Carnaval da Reconstrução teve como slogan “30 anos de Axé Music – sabe de nada, inocente!!!” e reeditou as grandes folias carnavalescas da cidade.

O Carnaval da Reconstrução “30 anos de Axé Music – sabe de nada, inocente!!!” foi uma realização da Prefeitura de Canavieiras, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiatursa e Bahia! Turismo, e Costa Sul FM. Ao todo, 19 atrações se revezaram nos palanques implantados no calçadão da rua Felinto Melo e na área de eventos do Sítio Histórico (rampa do Porto Grande).

E para dar ainda mais brilho à festa, o Carnaval de Canavieiras foi encerrado às 7 horas da manhã desta quarta-feira (18), com a apresentação da Banda É o Tchan. Bandas de conceito nacional, a exemplo dos “Filhos de Jorge”, também se apresentaram no Carnaval da Reconstrução “30 anos de Axé Music – sabe de nada, inocente!!!”, e fizeram o delírio dos foliões ao cantar os grandes sucessos.

Carnaval da Paz – Um dos aspectos que chamou a atenção de forma positiva foi a segurança do evento garantida pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, durante todas as noites do Carnaval. Com isso, não foram contabilizados boletins de ocorrência de violência praticada no sítio da folia. “A Polícia Militar e a Guarda Municipal realizaram um trabalho de planejamento que funcionou com 100% de eficácia”, ressalta o prefeito Almir Melo.

Para o secretário de Obras e Transportes, Almir Melo Júnior, um dos organizadores do Carnaval da Reconstrução, toda a atenção dispensada pela comissão organizadora foi essencial para proporcionar uma festa que agradasse todas as idades e preferências. “Nossa intenção foi manter todos os foliões no mesmo sítio do Carnaval, embora em locais distintos, nos quais todos pudessem se sentir à vontade”, revelou Almir Júnior.

Festa para todas as idades – Com a marca dos grandes eventos que promove, o Carnaval da Reconstrução “30 anos de Axé Music – sabe de nada, inocente!!!” contagiou canavieirenses e turistas, que participaram ativamente da festa. Foram 19 atrações que se reversavam nos palco dos Carnavais Cultural e Convencional durante os quatro dias da folia momesca. “Realizamos uma festa para os públicos de todos os gostos e idades”, garantiu o prefeito Almir Melo.

Desde o entardecer até as primeiras horas da manhã, o público participou alegremente do Carnaval, a começar com o baile infantil e as marchinhas que lembravam os sucesso de antigos carnavais. Após o Carnaval Cultural, grande parte do público se deslocava para as proximidades do palco onde se apresentavam as atrações do Axé Music, que tocavam e cantavam os diversos ritmos musicais.

Sítio da Folia – Na opinião dos canavieirenses e dos turistas, a mudança do local do Carnaval da Rua 13 (Otávio Mangabeira) para o Sítio Histórico de Canavieiras foi altamente positiva, pois conseguiu reunir todos os foliões num mesmo local. Na opinião do empresário Paulo César Ganem, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, o cenário do Sítio Histórico é perfeito para o Carnaval, pois oferece uma grande estrutura gastronômica ao folião, além da segurança.

Para o empresário, esse é um grande diferencial, que aliado ao grande espaço, permite que os foliões escolham em quais locais querem ficar, participando da festa com todas as comodidades. No seu entender, o Sítio Histórico de Canavieiras foi transformado num amplo camarote, onde cada um faz parte da festa, com toda a segurança e tranquilidade.

Outro que aprovou as mudanças foi o servidor público federal José Antônio do Amaral Correia (de Itabuna), que visita Canavieiras com bastante frequência. Ele destacou a organização da equipe do Governo da Reconstrução, que planejou um evento de multidões como o Carnaval, numa festa na qual as famílias podiam brincar à vontade, pois sabiam que estavam em segurança e num ambiente totalmente agradável e cercadas de bares e restaurantes de qualidade.

Se apresentaram no Carnaval da Reconstrução 2015 “30 anos de Axé Music – sabe de nada, inocente!!!” (Carnaval Cultural) Sambaê, Leandro Lima e Banda, Filarmônica Lyra do Commercio,  Boinha Miranda e Banda,  Litinho e Banda,  Maria Bretheira, Iara Silva, Filarmônica 2 de Janeiro, Bruno Carvalho e Banda; (Carnaval Convencional) Banda Morcegada, Banda Pra Te Querer, Banda Tôa-Tôa, Banda Tsunami, Banda Pagodão,  Banda Carro de Playboy, Banda Mano 3 e Banda É o Tchan.