A Casa de Cultura Jorge Amado fica localizada na Rua Jorge Amado, no centro da cidade. Fundada em 27 de Junho de 1997, durante a segunda gestão do prefeito Jabes Ribeiro, o palacete foi restaurado e hoje mantêm em exposição roupas, fotos, histórico dos pais e da infância, além de vídeos sobre o escritor. O museu integra o Circuito de Memória, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), lançado neste mês de abril, e que reúne outros espaços que contam que relatam a história a nossa volta.

A casa onde o escritor passou parte da infância e adolescência foi construída em estilo neoclássico no final da década de 1920, por seu pai, João Amado Faria. O palacete ocupa uma área de 600 metros quadrados, com cinco metros de pé direito, piso de jacarandá e azulejos ingleses na varanda.

Segundo o Secretário de Cultura, Paulo Atto, a Casa de Cultura Jorge Amado oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer as experiências vivenciadas pelo escritor desde a sua infância até a vida adulta. Ele explica que “a Casa foi onde teve início a vida literária de Jorge Amado”, logo considera de extrema importância preservá-la como patrimônio histórico da cidade.

Expediente – A Casa de Cultura Jorge Amado fica aberta para visitação de segunda à sexta, das 9 às 12h e das 14 às 18h, e aos sábado das 9 às 13h. Durante a visita, inteiramente gratuita, os turistas e observadores são guiados e ouvem a descrição da importância histórica de cada objeto exposto na Casa.