A Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, mantida pela Prefeitura de Ilhéus, sedia, nesta quarta-feira, 11, o lançamento da 12ª edição do Festival Internacional de Artistas de Rua, a partir das 17h. A iniciativa será realizado em março de 2016 em Ilhéus e também percorrerá as cidades de Salvador, Valença e Madre de Deus. O projeto tem apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) e apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

O Festival acontece em praças públicas, permitindo que espectadores e artistas possam interagir durante as apresentações. Assim, tem o objetivo de quebrar barreiras entre os artistas e os espectadores e estreitar a relação do público com os artistas. Cerca de 20 atrações de 10 países, representando quatro continentes, se apresentarão gratuitamente nas ruas da cidade. Shows circenses, teatro, poesia, dança, artes plásticas e música, sob a direção artística do alemão Bernard M. Snyder, o “homem-banda”, e direção geral e produção de Selma Santos.

Para Selma Santos, é inegável que a Bahia e o Brasil possuem evidente riqueza artística em todas as suas linguagens e vertentes, porém ela ressalta que “apesar disso, ainda não é perceptível em nosso estado, nem em nosso país, um movimento constante e consistente de manifestações artísticas em ambientes públicos”.

Neste contexto, o Festival permite o contato direto do público com as apresentações artísticas de reconhecida qualidade, permitindo o acesso da população a uma maior diversidade de informações culturais, além de também abrir espaço para que os artistas experimentem a proximidade com novas platéias.

Mais de 100 grupos de artistas, de 36 países, dos cinco continentes, já se apresentaram nas 11 edições do festival, e já encantaram as cidades de Salvador, Paulo Afonso, Sobradinho, entre outras. Diante disso, o secretário de Cultura, Paulo Atto destaca a relevância para Ilhéus de receber um festival tão importante. “Através da realização do festival, a população ilheense poderá assistir às diversas apresentações de artistas brasileiros e estrangeiros, democratizando o acesso da população às mais variadas manifestações artísticas de diferentes culturas e insere Ilhéus no roteiro internacional das artes cênicas”.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Ilhéus, 09.11.15